Na participação ativa em diversos projetos, desenvolvo trackings de comunicação para monitorar o cenário abrangente da publicidade setorial. A ampla visão da publicidade proporciona insights poderosos sobre o posicionamento de preços, mix de produtos e estratégias de negócios dos concorrentes.
O tracking que compartilho possui várias perspectivas, sendo fundamentado nos meus cookies, o que gera uma inclinação para meus interesses. Para mitigar esse viés, conduzi pesquisas sobre outros produtos, buscando treinar o algoritmo. A coleta de dados ocorreu nos dias 11 e 12 de janeiro e trouxe centenas de exemplos de anúncios, os quais categorizei em 5 segmentos: GRADUAÇÃO, PÓS, CURSOS LIVRES, EDUCAÇÃO INTERNACIONAL e OUTROS CURSOS.
Tenho certeza de que a análise desse panorama será inspiradora para os executivos de marketing educacional.
Destaco alguns pontos:
- A Pós Ilimitada do Descomplica;
- O Intensivo de Pós da ESPM;
- A XP transformando 50% de desconto em “Investimos em até 50% da sua Pós”;
- Novos participantes do setor público oferecendo produtos de pós (Unicamp, USP…);
- A Inteligência Artificial assumindo o lugar da Ciência de Dados como o curso da estação;
- Karnal, Clovis Barros, Cortella tornando-se euscolas e competindo no mar aberto da comunicação educacional.
Observamos também campanhas com celebridades internacionais de diversas áreas ancorando programas acadêmicos, como Noam Chonski sendo garoto propaganda de um curso específico, Philip Kotler, Seth Godin, Jessica Gioglio, entre outros.
Dezenas de players globais de educação estão captando alunos no Brasil, enquanto apenas dois programas de mestrado se destacam. Cursos de Férias, Aulas Gratuitas e Programas sem custo estão sendo oferecidos, com conteúdo certificado para gerar leads qualificados como estratégia de crescimento.
Chama atenção a estratégia de Graduação + Pós-Graduação Grátis, assim como a Segunda Graduação em apenas 6 meses. Além disso, a oferta de 1ª Mensalidade Grátis e Sem Taxa de Matrícula prevalece, tornando a “isenção cobrança de taxa de inscrição” apenas um “ruído” de comunicação.
Diversas instituições se posicionam como “a melhor do país” enquanto as “melhores do país”, de fato, eguem construindo valor em suas campanhas.
No entanto, a Tirania do Algoritmo tem nos conduzido para uma comunicação hiper promocional, especialmente para as pequenas e médias instituições de ensino. Isso ocorre devido ao fato de os algoritmos dessas organizações privilegiarem campanhas com “preço” ou “ctas” baseados em desconto, uma vez que esses títulos são os que mais se destacam.
Se a performance e o custo são determinantes para uma campanha, sobra pouco espaço para a construção de marca.
Ainda assim, é interessante notar que algumas instituições conseguem prevalecer sem adotar radicalmente esse princípio.
Em março / abril pretendo publicar um novo tracking refletindo esse novo momento.
Se você sentiu falta de alguma propaganda que esteja aparecendo por aí, mande para a gente. Sua opinião é muito importante para nós.