Todo mundo não palpita sobre Marketing?
Não dizem que de “médico, marketeiro e louco todo mundo tem um pouco”? Então chegou a hora de dar alguns “pitácos” no departamento dos outros. Estamos todos afinal, juntos e abraçados sob um mesmo teto de vidro. Sujeitos aos mesmos fracassos e sucessos. E o marketing é horizontal por sua natureza.
O Marketing assim como o Departamento de Tecnologia da Informação são estruturas de apoio. A TI objetiva interligar por meio de redes a infraestrutura de sistemas a organização, criando vias físicas de conectividade.
O Marketing objetiva interligar essa mesma organização por meio de estratégias com foco nos clientes. Ambos são departamentos transversais (operam em uma estrutura horizontalizada junto a toda organização).
Estimulando que todas as áreas atuem para potencializar a experiência de usuário de seus estudantes.
De nada valeu o esforço se o valor da mensalidade vier cobrado de forma abusiva no boleto, ou se um funcionário desrespeitar um aluno.
Sob esse ponto de vista, da natureza horizontal do Marketing, e sob a perspectiva do aluno, tudo é Marketing.
Esse departamento não deve ser responsabilizado, no entanto, pelos problemas de Recursos Humanos (aqui poderia caber área Financeira, Secretaria Acadêmica etc).
O problema de atendimento pode ser de treinamento (atribuição do RH, ou de atraso no pagamento, responsabilidade do Departamento Pessoal) e o problema da insatisfação dos estudantes pode ser decorrente do atraso dos boletos (problema da área de cobranças).
O resultado de marketing é condicionado aos resultados dessas áreas e incompetência generalizada reflete por aqui! Numa perspectiva mais ampla reflete na captação de alunos, posto que a recomendação é uma das mais importantes alavancas da IES.
Muitas vezes, por outro lado, o Departamento de Marketing, por sua característica transitória, acaba iluminando momentaneamente alguns cantos sombrios da operação. Soluciona a escuridão por um tempo, mas se nenhuma medida estruturante for implantada, quando a luz se apagar a cegueira será ainda mais intensa.
É assim quando o marketing assume para si responsabilidades de outros departamentos. Quando coordena, por exemplo, todo o processo seletivo, incluindo aí correção de provas e concessão de bolsas. Acenda a luz vermelha quando o Departamento Financeiro entrar na sala do marketing e perguntar: “que preço devemos praticar nesse ano?”.
Marketing deve fornecer dados, sugerir e debater. Mas precificação é responsabilidade de quem domina custos.
Dessa relação surge um “Dilema de Marketing”, ou da alta gestão da companhia: o que priorizar: captação / retenção / satisfação?
Por exemplo: como coordenar as tarefas do Dep. de TI ou de Cobranças durante Período de Campanha *
O tempo dedicado a faturamento, boletos, manutenção de laboratórios, compromete o desempenho da campanha. Afinal marketing depende desses departamentos para muitas ações. Mas… E daí?
O que priorizar?
Já que todos os Departamentos possuem verba contada, talvez compense no lugar de um anúncio de “um quarto de página p&b em um jornal de grande circulação” (sic) contratar um funcionário temporário para suprir as suas demandas nesses setores. Enquanto política interna facilitaria muito a vida de todos.
* Período de Campanha? Você ainda não entendeu que nós estamos SEMPRE em Período de Campanha?
Não espere você ou sua área se tornarem problemáticos para começar a ser atendido pela sua diretoria. “A diretoria só tem olhos para o financeiro”, choramingam gestores de marketing. O financeiro – que é o departamento mais problemático e a diretoria – na verdade está resolvendo situações de crise. A diretoria, na verdade, deveria ter um olho da resolução de problemas mas dedicar igual atenção nas áreas saudáveis da organização e a sua visão estratégia. Viver presa ao curto prazo, sem olhos e ações dedicadas ao futuro, é uma atitude bastante perigosa. |