C’est Amour diriam os franceses, notoriamente o povo mais enamorado do planeta.
Dia 12 de junho está chegando, a data na qual comemoramos o “Valentine’s Day” tupiniquim.
Em grande parte do mundo a data escolhida é 14 de fevereiro, dia de São Valentim, um santo devotado ao amor. Reza a lenda que o homenageado em questão foi um padre, santo e mártir, que viveu no ano de 269 no Império Romano. Na época, durante a perseguição aos cristãos, o imperador Cláudius II estava convencido de que os soldados solteiros (sem esposas e filhos), teriam menos medo no campo de batalha. Segundo a história o imperador, em função de sua quimera, proclamou uma lei proibindo o casamento. São Valentino desafiou o imperador e continuou a celebrar matrimônios em segredo até ser descoberto, preso e executado. No Brasil, apesar de ser comemorado às vésperas do dia de Santo Antônio, o notório santo casamenteiro, tudo começou com uma campanha publicitária realizada em 1949 pelo publicitário João Dória sob encomenda da extinta loja Clipper. Para melhorar as vendas de junho, então o mês mais fraco para o comércio, e com o apoio da confederação de Comércio de São Paulo, instituiu a data com o slogan: “Não é só de beijos que se prova o amor”. A sua agência – Standard – ganhou o título de agência do ano e a moda pegou. Desde então, a data tornou-se especial para o varejo e junho o mês dos casais.
Como na metade do ano tradicionalmente ocorrem campeonatos variados (copas do mundo, olimpíadas Pan Americanos, Ligas e Superligas) o verde e amarelo da torcida, por vezes tende a ofuscar o “vermelho paixão”. Mas não a oportunidade de utilizar positivamente o dia 12 para uma ação de relacionamento com a comunidade acadêmica da Instituição, com simpatia e baixo custo.
A uma semana da data fotografe casais pelo Campus. Para estimular beijos, abraços e demonstrações de afeto entre os modelos, sorteie um Jantar a Dois em um bom restaurante da cidade. Não esqueça de solicitar uma autorização para a Utilização do uso de Imagem (caso ainda não tenha criado uma clausula contratual de permissão e concessão do uso das fotografias dos seus discentes).
Produza com esse material belos Banners com o mosaico dessas imagens e espalhe-os pelo Campus (posteriormente disponibilize essas fotos para download em sua página da WEB). De preferência molduradas por uma arte florida e cor-de-rosa.
O amor e o romance falam mais intensamente ao coração das mulheres.
No dia em questão, portanto, eleja um colaborador para distribuir flores na recepção das Senhoras e Senhoritas da comunidade da sua Instituição.
Esse momento de inspiração poderia sugerir, até mesmo, a contratação de um violinista para quebrar a monotonia da sala dos professores, por que não? E o sorteio de outro “jantar a dois” tangibilizaria ainda mais a data para os docentes. Os mestres também amam, afinal…
As possibilidades são variadas, apenas não deixe a oportunidade passar. Serviço é experiência, e ainda que não seja essa a função e o objetivo de uma estrutura de marketing, não custa nada pontuar seu trabalho com essas pequenas iniciativas.
Em 12 de junho construa uma atmosfera que afaste os problemas e que desvie o foco dos dilemas naturais à qualquer organização, para uma emoção positiva e diferente.
De maneira divertida e criativa, pense “Glocal” no Dia dos Namorados!
Pense Globalmente e aja Localmente: Não vá transformar, afinal, seu Campus numa Homenagem ao Amor, e esquecer da lembrança à sua cara metade.