Curso Marketing Educacional Diagnóstico
2.5. Análise do Contexto.
Para desenvolver o plano de Marketing é fundamental analisar o contexto em que a Instituição se insere: o seu ambiente de negócios.
Este é formado por mudanças tanto na economia de seu país ou de sua região, como na conjuntura social. Incluem-se entre essas mudanças novos estilos de vida, saltos de inflação, novas leis, novos concorrentes etc.
Tais transformações são cada vez mais velozes. Por isso, monitorar esse ambiente sempre – e não apenas no mo¬mento da análise dos seis C”s – é um importante exercício de gestão”.
2.5.1. Análise Macroeconômica
Figura 1: Descrição da Dimensão Macroeconômica.
2.5.2. Participação das Cidades (Bairro) na base de alunos (%).
Essa tabela permite mensurar as principais “Cidades” e “Bairros” que compõem a base de alunos da instituição.
Como as Instituições têm naturezas diferentes enquanto para algumas a demanda é regional, sendo alimentada por outros municípios, para outras Instituições a demanda é pontual, sendo mensuradas por bairros e até mesmo ruas. Esse fato torna a coluna “Cidades” variável. Enquanto algumas Instituições irão deparar-se com uma demanda substancial proveniente de fora, outras irão mensurar as áreas do município das quais provêm seus estudantes.
Essa tabela apresenta ainda uma subdivisão dos cursos da faculdade. Visa identificar algum curso pontual que fuja do padrão médio da captação de alunos da Instituição. Algum curso específico que tenha um nicho de alunos em alguma cidade pela natureza da região.
O gerenciamento dessas informações é a ação primordial de qualquer estratégia de prospecção de alunos. O esforço de comunicação deve ser proporcional às cidades que fornecem alunos para a instituição salvo naquelas onde estrategicamente existe o objetivo de desenvolver novos mercados.
Figura 2: Modelo de planilha de monitoramento de participação de bairros na base de alunos.
2.5.3. População das Cidades que compõem a Base de Alunos Total.
Algumas cidades da região irão figurar enquanto “Estratégicas” dentro do Planejamento de Marketing. Entre elas aquelas com uma população de destaque.
A cidade irá despontar enquanto passível de um incremento na prospecção de alunos a partir do momento em que se enquadre em dois critérios:
- Tenha uma população com potencial regional.
- Não tenha uma participação proporcional a sua população na Base de Alunos da Instituição.
Figura 3: Modelo de planilha de monitoramento da população dos bairros de influência da instituição.
2.5.4. Análise das Matrículas / Escolas / Docentes – por nível / categoria / de ensino – nas cidades que compõem a Base de Alunos Total (Oferta de Alunos em Curto / Médio e Longo prazo).
A compreensão da pirâmide demográfica regional pode apontar para oportunidade e ameaças em prazos maiores.
Essa curva está apresentada, por Cidade / Bairro, por meio do número de alunos matriculados no Ensino Médio (Demanda em Curto Prazo), Ensino Fundamental (Demanda em Médio Prazo) e ensino Pré- Escolar (Demanda em Longo Prazo).
A planilha ainda apresenta o número de Docentes e Escolas por nível e categoria de ensino. Num mapeamento completo da principal fonte da base de alunos do Ensino Superior e da Instituição.
Figura 4: Modelo de planilha de monitoramento da população acadêmica dos bairros de influência da instituição.
2.5.5. Dados Sócios Econômicos das Cidades que compõem a Base de Alunos Total.
Além da compreensão dos dados diretamente ligados ao negócio da Instituição, apresentados com aprofundamento na planilha anterior, as informações Socioeconômicas contidas aqui, de forma sintetizada, podem despertar para oportunidades de mercado.
Os dados Socioeconômicos estão divididos em 12 dimensões, subdivididas em até 10 variáveis (sempre fazendo uso dos últimos dados disponíveis):
- Ensino
- Registro Civil
- Representação Política
- Instituições Financeiras
- Finanças Públicas
- Base Territorial
- População e Domicílios
- Óbitos e Serviços de Saúde
- População desempregada
- Renda Média Familiar
- Distância da Cidade Principal
- Possui Algum modelo de bolsa estudantil (ou convênio assinado com a Instituição).
Figura 5: Modelo de planilha de monitoramento dos dados sócio econômicos (IBGE) dos bairros de influência da instituição.
2.5.6. Dados Sócios Econômicos das Cidades a serem Desenvolvidas.
Algumas cidades, ainda que não figurem na Base de Alunos da Instituição, tem potencial seja pela renda, seja pelo crescimento recente, seja pela proximidade ou pelo fracasso da Instituição de Ensino Superior Particular local, de tornar-se desenvolvida. Analisar as Dimensões Socioeconômicas dessas cidades pode apontar para oportunidades de abordagem e nichos de mercado até então não contemplados pela Instituição.
Figura 6: Modelo de planilha de monitoramento dos dados sócio econômicos (IBGE) dos bairros estratégicos para o crescimento da instituição.
2.5.7. Concorrência nas Cidades a serem Desenvolvidas.
Assim como compreender as características socioeconômicas dessas cidades é importante mensurar quantas e quais cursos superiores operam em seus territórios.
A descrição – aprofundada – das faculdades que operam nas Cidades que Compõem a Base de Alunos Total consta na Análise da Concorrência.
Figura 7: Modelo de planilha de monitoramento das faculdades concorrentes dos bairros estratégicos para o crescimento da instituição.