Curso Marketing Educacional – Diagnóstico Interno.
Essa fase é dividida nos Levantamentos Quantitativos e Qualitativos da Instituição e tem um papel essencial para a determinação tanto dos valores da instituição, quanto do “Problema de Marketing”. Por problema entenda-se o Escopo de atuação da instituição, junto às Oportunidades e Ameaças do mercado.
A Análise tem algumas dimensões e é orgânica, não perecendo depois de utilizado como Base de Informações para nortear as estratégias da instituição.
Ela perpetua-se na forma de um Sistema de Inteligência de Marketing, cabendo a Instituição apenas atualizá-la com regularidade para que ela continue sendo a ferramenta maior da tomada de decisões.
Na Análise de Marketing são contemplados, nos seus pormenores, os dados da Instituição, apresentada pela natureza da Companhia, Concorrentes, Canais, Clientes, Custos e Contexto, pelos seus Cursos entre centenas de outras variáveis internas todas contextualizadas dentro de processos. Tendo as suas curvaturas históricas depuradas na conclusão.
No final dessa fase a Análise de Marketing torna-se uma fonte de conhecimento e uma base de dados profunda e dinâmica, por meio da qual a Instituição acessa a todos os seus públicos e desenvolve diversos pontos de contato para atuar junto a esses mercados.
Esse é outro diferencial do Planejamento Estratégico de Marketing. Transcender a natureza analítica a atuar junto ao operacional da instituição entregando um instrumento completo, prático e de enorme valor agregado.
Objetiva Identificar:
a) Produção
Quais são os serviços oferecidos?
Que serviços são necessários introduzir?
Quais são os objetivos e metas?
Quais as dificuldades a superar?
b) Mercado
Quem são os clientes da IES?
Quais são os clientes potenciais?
Qual o nível de satisfação dos clientes?
Quais os concorrentes e as dificuldades principais da IES?
c) Tecnologia
Que recursos organizacionais tecnológicos / gerenciais estão disponíveis?
Quais os recursos que a IES tem condições de melhorar/adquirir?
d) Valores Humanos
Qual a qualidade dos talentos humanos da IES e quais as principais limitações?
Quais as políticas de valorização humana?
e) Comunidade
Qual a percepção da IES sobre sua imagem no mercado?
Que público a IES atinge com ações não comerciais?