Fases do Marketing
Philip Kotler dispensa apresentações!
O pai do Marketing Moderno tem uma vasta obra acadêmica sobre o assunto, incluindo o estudo em que descreve as “Fases do Marketing”.
Cada uma dessas fases envolve um contexto histórico, uma realidade cultural, social, de mercado e tudo o mais. Tudo isso temperado com as transformações dos hábitos, costumes e culturas da sociedade.
São 05 fases do Marketing.
Isso, 05! Você que já conhece as famosas “4 fases do marketing” não leu errado!
O próprio Kotler anunciou o lançamento de mais um livro estudo em que conta essa novidade!
Não está sabendo? Então vou te contar!
Vamos antes fazer uma contextualização e apresentar essa nova fase!
Marketing 1.0 foco no produto
Esta fase está contextualizada no período da Revolução Industrial.
As empresas concentram seus esforços no desenvolvimento e vendas de produtos e no funcionamento interno.
Enxergam o mercado como compradores massivos, tendo como determinação apenas as necessidades físicas.
A busca por visibilidade e divulgação também segue a lógica de massa, com intenção apenas de lógica funcional e de especificação do produto.
Na prática, sequer tem sentido falar de marketing. “Em seu lugar, temos um simples departamento de vendas, ao lado da área de produção, finanças, pessoal, contabilidade”.
(BEKIN, 1995)
Marketing 2.0 um olhar para o consumidor
Com o início de uma era voltada para a tecnologia da informação, a sociedade começa a ter acesso a mais informação e possibilidade de escolha. Isso gera uma mudança no posicionamento corporativo e um primeiro olhar para as necessidades e desejos dos clientes para gerir suas demandas.
Ainda assim, o marketing ainda não é compreendido em sua plenitude. É apenas uma função auxiliar dentro da lógica de vendas para alcançar os clientes, que passam a ser enxergados como público-alvo.
A interação (antes massiva, de um para muitos) passa a ser mais segmentada. As empresas buscam agora uma maior diferenciação para se destacar em um mercado agora visto com “corpo e mente”. Assim, as proposta de valor reúnem os aspectos funcional e emocional.
Marketing 3.0 Marketing de Valores
É a era de “fazer do mundo um lugar melhor”, onde a missão e visão organizacional passam a ter peso corporativo. Mais do que buscar produtos e serviços, a sociedade passa a demandar compromissos – sejam eles de âmbito social, ambiental, cultural, e etc.
A internet é força propulsora nos hábitos de consumo da sociedade provocando uma inversão de mercado, onde o cliente passa a deter o poder de escolha.
Não há mais a percepção de um indivíduo limitado a necessidades fisiológicas e sim um ser humano constituído de mente, coração e espírito.
Em âmbito empresarial, aqui já se faz mais do que urgente a instauração de um departamento de marketing – um campo de atuação mais profissional enriquecido de suas atividades de pesquisa, promoção, publicidade, criação e análise. Uma equipe que se preocupa com o modo como a empresa é percebida tanto pelo mercado em geral quanto pelos consumidores.
Marketing 4.0 Informação e Conexão
Também conhecida como fase do Marketing Digital, esta atualização engloba uma realidade de hiperconectividade e economia digital.
Agora “sabemos não só o comportamento do segmento de mercado, mas até mesmo o comportamento de cada indivíduo dentro do segmento.”
(KOTLER, 2020)
As empresas percebem que precisam estar no ambiente digital e se valer do uso de pesquisa de dados para se conectar e construir um relacionamento com seu público.
No esquema organizacional, isso reflete na profissionalização do setor que, aqui, abrange “a administração de marketing, publicidade e promoção de vendas, pesquisa de mercado e desenvolvimento de produtos” (BEKIN, 1995) e serviços, com uma equipe qualificada e funções específicas, tal qual a várias outras seções departamentais da organização.
O conceito foco passa a ser a colaboração para engajar e envolver os clientes – através de interações híbridas, personalizadas e com propostas de valor mais inclusiva e social.
Já vou contar sobre a mais nova Fase do Marketing anunciada. Mas preste atenção aqui!
Quem melhor do que o próprio Kotker para resumir a trajetória até aqui e já anunciar a chegada de uma nova era do marketing?
- Marketing 1.0: é o marketing antigo centrado em produtos, fazer qualquer coisa para obter uma venda.
- Marketing 2.0: reconhece como os consumidores tomam decisões emocionalmente na maioria das vezes.
- Marketing 3.0: afirma que os profissionais de marketing querem criar, comunicar e entregar valor que melhore a vida, a felicidade e o bem-estar dos clientes, funcionários, parceiros e comunidades.
- Marketing 4.0: descreve como a revolução digital mudou completamente o marketing. Aplicando aprendizado de máquina aos dados do consumidor, derivamos insights de marketing que transformamos em mensagens significativas que chegam na hora, lugar e preço certos para motivar a compra desse indivíduo.
(KOTLER, 2020)
Marketing 5.0 inteligência artificial e automação
“No marketing 5.0 queremos reconhecer as novas ferramentas digitais que os profissionais de marketing usarão cada vez mais. Inteligência artificial (IA) e algoritmos, automação de marketing, robótica, sensores e Internet das Coisas, realidade virtual e aumentada, processamento de linguagem natural (Siri, Alexa), chatboxes, neuromarketing e ciência cerebral”.
(KOTLER, 2020)
Vale ressaltar que uma fase não se sobrepõe completamente a outra.
Porém, o ideal é que as empresas se atualizem e, gradativamente, busquem se aprimorar para estar em sintonia com as novas demandas.
Ou seja, quanto mais adaptado ao momento destas fases evolutivas maior serão as chances de conquistar o sucesso de seus objetivos organizacionais.
Certamente novas fases virão à medida que a sociedade e seus hábitos de consumo se transformam.
E ai? Você ou sua empresa estão preparadas?
Em que fase vocês estão?