Faça o download do Livro “The Campus Experience”. Um dos mais importantes e prestigiados livros sobre Marketing Educacional aqui. Na integra e de graça.
O livro The Campus Experience foi publicado em 2009. A obra presenta a instituição de ensino de forma sistêmica sob a perspectiva do marketing, fazendo uso do ferramental tradicional de comunicação e trazendo os mais modernos conceitos para o administrador.
“The Campus Experience” é uma expressão em inglês sem tradução, senão literal, para o nosso idioma.
O sentido mais próximo seria “Vida Acadêmica”.
Esse proporcional em português, contudo, não possui a carga e a amplitude da Campus Experience e é mais utilizado mais como referência as dimensões pedagógicas da vida na universidade, do que da “Vida na Universidade” em toda a sua abrangência. A própria expressão “Vida na Universidade” não carrega o impacto da Campus Experience.
A Campus Experience não é apenas espacial. É temporal também. Não é, apenas, sobre a experiência dentro do Campus. É sobre a Experiência nos anos do Curso, nos anos da formação acadêmica.
E nos anos seguintes a sua formação.
Portanto transcende as fronteiras físicas e adentra na vida do aluno.
É experiência subjetiva que envolve muitos critérios mais, que apenas a “excelência em sala de aula”, sem a qual – no entanto, é praticamente inviável.
Esse livro busca apresentar algumas técnicas, estratégias e soluções para transformar o dia a dia de uma Instituição de Ensino em uma Experiência Mágica.
Não encontramos uma expressão similar em português que fosse plural como a Campus Experience.
Talvez pelo fato de, no Brasil, o Aluno ainda ser visto como um “aluno” (aquele sem luz), objeto de nossa atitude paternalista enquanto professores, e não como um consumidor.
Talvez pelo fato de que ainda estarmos presos ao modelo de gestão no qual apenas oferecendo um serviço de qualidade, e (na melhor das hipóteses) tendo uma boa localização e um preço razoavelmente competitivo, garantiremos uma demanda natural.
Esse é um velho paradigma (válido até ontem, é verdade) que precisa ser superado. Esses atributos hoje são “o denominador comum” de um mercado super-competitivo. O mínimo necessário para sobreviver. Os alunos de hoje são uma nova geração. Os tempos são de mudança acelerada. E a vida acadêmica deve ser entendida como uma experiência única, memorável, agradável e valiosa.
E a essa sensação não encontramos, ainda, melhor denominador que “The Campus Experience”.
Manual de Leitura:
Escrever esse livro foi um enorme desafio. Do nosso ângulo – daqui de nossa perspectiva – o marketing é horizontal na organização e o plano de marketing se assemelha a uma matriz neural, na qual todas as partes possuem pontos de intersecção com todas as outras.
O grande problema foi, como afinal, planificar em um livro uma matriz neural? Como desvelar o marketing se a página 1 se relaciona com a página 15 ou a 62 (ou a 35, 249, 126…), tanto quanto se relaciona com a página 2?
“Montar um produto coeso, com começo, meio e fim, foi portanto o principal complicador dessa obra.”
Uma idéia enquadrada no capítulo sobre Produtos poderia com naturalidade se encaixar no capítulo sobre Finanças ou comunicação e pouco se perderia do raciocínio básico da obra.
Outro desafio – esse sabidamente compartilhado por outros autores – foi à questão da saturação das informações. Do envelhecimento dos dados aqui contemplados. Num cenário atual, os dados são perecíveis e ou nos abstínhamos de colocá-los ou o leitor deveria fazer um exercício para compreender que a obra foi escrita entre 2004 e 2007 e que tentamos manter a maioria das informações atualizadas (esperamos que novas edições atualizadas ratifiquem nossos erros e falhas).
Optamos por colocar esses dados por que muito se perderia se não os tivéssemos. E porque, depois de mais de uma década pesquisando e compreendendo o tempo de mudança do cenário, entendemos que a maioria das tendências projetadas irá manter-se, no mínimo, pelos próximos quatro anos vindouros (ou pelo próximo ciclo). Os alunos que estão entrando em uma faculdade agora, formar-se-ão em uma IES muito semelhante aquela na qual se matricularam.
Por um conservadorismo natural proveniente do pragmatismo cientifico dos gestores da academia, as mudanças demoram a ocorrer – quando ocorrem – nesse ambiente de negócios.
Pedimos desculpas por informações desatualizadas e solicitamos que o leitor colabore com a revisão dos dados nos escrevendo com novas informações e cases para as próximas impressões da obra.
Para facilitar a coesão e coerência, em tempos de hiperlinks, alguns tópicos são desdobrados na “Tool Box de Marketing para Instituições de Ensino”. Parte da Tool Box, vêm em destaque no próprio corpo to texto, parte – pesquisas, listas, leis etc, em Material Complementar. A parcela da Tool Box presente no livro, esta dividida em Fatores Críticos para o Diagnostico de Marketing e Estratégias isoladas. O livro não se aprofunda no diagnostico de marketing. Para isso, na Tool Box estão presentes 16 arquivos, com planilhas que deveriam ser preenchidas pelas IES, como primeiro passo para qualquer tomada de decisões.
Alguns textos, ainda surgem em paralelo, na forma de boxes.
Talvez o leitor ao degustar o livro termine, com um sabor de de já vu. Isso se deve, também, ao fato de os autores terem utilizado, entre suas fontes de pesquisa e inspiração alguns de seus próprios textos, publicados em dezenas de revistas, jornais, newsletters, papéis de pão e guardanapos de todo o Brasil.