Há muito nós sabemos que o futuro universitário ao longo da sua jornada rumo ao ensino superior precisa responder algumas perguntas críticas que moldarão todo o seu futuro.
Afinal a decisão por um curso superior em um país onde a orientação profissional não faz parte do curriculum do Ensino Médio tende a ser tomada no último ano da educação básica. Quando a maior parte dos estudantes por mais que se sintam vocacionados para alguma área desconhece a maior parte das carreiras.
Então, as pesquisas nos apontam, a primeira dúvida de um aluno é sobre o curso superior e sua profissão no futuro. Nessa etapa sua fonte primordial de pesquisa são a Internet e os tradicionais Guias Profissionais (como aqueles das Editoras Segmento e Abril).
Buscar posicionar-se como provedora de informações relevantes pode ser um diferencial para uma instituição de ensino superior focada em oportunidades.
Afinal esse é um momento em que seu futuro aluno está procurando cursos sem se preocupar com fornecedoras desses programas, e, nesse momento, ele estará fazendo uma pesquisa em profundidade avaliando as características de cada oferta pormenorizadamente.
Então os conteúdos para essa fase do processo de escolha precisam ser informativos, imparciais e comparativos.
Abaixo algumas sugestões de conteúdo para facilitar o ingressamento do seu futuro estudante em seu processo seletivo:
A – Ofereça informações sobre carreiras e o mercado de trabalho;
Todos os conteúdos que esclareçam e iluminem a pesquisa se seus futuros estudantes são bem-vindos. Infográficos comparativos se salários, textos falando de empregabilidade, o index de felicidade na profissão, vídeo-reportagens sobre o exercício das atividades na prática. Fuja do lugar comum e inove na conexão, surpreendendo seus futuros alunos com criatividade e conhecimento relevante.
B – Detalhamento de matrizes curriculares.
O conselho nacional de educação obriga as instituições de ensino superior brasileiras publicarem em seus sites as matrizes curriculares de seus cursos. Mas isso é pouco. As instituições podem e devem aprofundar a descrição de módulos, disciplinas e aulas se possível, explicitando para os alunos seus cursos. Com textos leves e pouco acadêmicos, redigidos para serem compreendidos por seu público alvo e não pelos seus pares.
C – Depoimentos e testemunhos.
Ofereça depoimentos bem editados de profissionais experientes da área (não necessariamente formados na sua instituição). Pessoas com níveis de maturidade de carreira distintos em áreas variadas.
D – Ofereça testes vocacionais e profissionais.
Existem dezenas de soluções no mercado de testes de orientações que podem ser incorporados a suas estratégias de marketing. Em uma época de adaptive learning, faz todo o sentido um direcionamento do mercado para a oferta mais adequada.
E – Ofereça Minicursos Introdutórios Nada substitui o contato com a prestação do serviço na prática. Ofereça, sempre que possível, palestras e minicursos certificados sobre carreiras e profissões. O engajamento dos futuros clientes com sua instituição aumentará muito depois dessas interações com sua marca.