8. Reposicionamento de Cursos e implantação das Unidades de Negócios (segmentação por áreas).
Figura 9: Novas classificações para os grupos de cursos das instituições.
8.1. Modelos de Segmentação de Cursos:
- Escola de Negócios
- Instituto de Saúde
- Escola de Professores
- Núcleo Tecnológico
- Instituto de Comunicação
- Centro de Ciências Jurídicas
8.2. Treinamento de Coordenadores e Chefes de Setor.
Figura 10: Sugestões de ações de treinamento para gestores.
O treinamento dos Coordenadores e Chefes de Setor busca criar o background acadêmico e administrativo para a implantação das Unidades Estratégicas de Negócios, por meio da capacitação e sensibilização desses enquanto gestores dessas Unidades. Busca ainda selecionar um coordenador chave para cada uma dessas Unidades de Negócios Máster.
No lastro desses eventos uma agenda paralela visa estreitar as relações e discutir algumas das ações de marketing propostas para incorporar e comprometer os membros da academia com as campanhas.
Essa agenda paralela visa, ainda, comunicar e esclarecer junto aos Stakeholders Externos informações sobre o Planejamento Estratégico da Instituição dando-lhes noções do mercado atual, dos dados que fundamentaram o planejamento e doutrinando-os a serem agentes de comunicação dos valores da Instituição.
8.3. Treinamento Funcionários.
Além do treinamento com Coordenadores de Curso e Chefes de Setores, será redigida uma cartilha explicativa para uniformização do discurso dos colaboradores da Instituição. Essa cartilha irá esclarecer as principais dúvidas sobre os cursos, as Unidades Estratégicas de Negócios e o Planejamento.
8.4. Ações de Migração
Figura 11: Algumas sugestões para a mudança de posicionamento dos cursos da Instituição.
As ações de Migração para o conceito das Unidades Estratégicas de Negócios serão desenvolvidas com os diversos influenciadores internos e externos da Instituição para não criar confrontos nesse momento e amenizar eventuais criticas internas.
A ideia é suavizar por meio de uma migração controlada o impacto e aperfeiçoar o investimento diluindo a ação.
– Produção dos Materiais Institucionais de cada Unidade Estratégica de Negócios e distribuição junto ao público interno da Instituição e os segmentos relacionados a cada grupo.
– O lançamento deve se dar de forma ordenada inicialmente junto aos professores. O objetivo é o de criar expectativa no alunado em relação a esse novo momento. Cada professor receberá um kit com materiais caracterizados pela marca da Unidade onde atua (camiseta, pasta, adesivo, folder, etc.)
– Em seguida os alunos recebem seu KIT customizado com a marca da unidade na qual se inserem (pasta, caneta, adesivo, etc).
– As salas de aula recebem elementos de Comunicação Visual, para customizá-las aos cursos. A ideia é a da fixação das marcas pela repetição da sua projeção em sala de aula.
8.5. Comunicação.
Figura 12: Abaixo a árvore do relacionamento das Unidades de Negócios com organização de mercado.
O projeto de migração para as Unidades envolve um eventual patrocínio dessas Unidade a programas específicos dos canais de TV.
– Programa Jornalismo – Apoio Escola de Comunicação.
– Programa sobre Direito do Cidadão – Apoio Núcleo de Ciências Jurídicas.
– Programa sobre Saúde – Instituto de Saúde.
– Programa sobre Economia – Escola de Negócios.
– Escola de Formação de Professores.
– Instituto de Tecnologia.
Informativos por Área – A comunicação torna-se compartimentalizada por meio de um informativo para cada uma das Unidades. Esse informativo, além da tiragem normal para atender ao público interno, tem uma tiragem extra para distribuição junto aos formadores de opinião de cada setor.
Assim, o Mailling da OAB recebe o informativo do Núcleo de Ciências Jurídicas, o Mailling do CRA o informativo da Escola de Negócios da INSTITUIÇÃO, etc.
Subordinação a Objetivos | |
Relacionamento com Estratégias | |
Responsáveis: | |
Data de Aprovação: | |
Data de Execução: | |
Prazo de Conclusão | |
Aprovação das diretrizes: | |
Orçamento |
* Todas as Ações serão replicadas pela Assessoria de Imprensa na Mídia.
8.6. Modernização das Marcas
Figura 13: Abaixo as principais ações para modernizar uma marca de uma Instituição de Ensino.
A implantação da Modernização das Marcas da Instituição será a continuidade do processo de migração para uma nova estética na Instituição. Esse processo envolve uma complexidade de aplicações – desde papelaria até Comunicação Visual – e deve ser realizado paulatinamente.
O objetivo de postergar essa mudança é minimizar o esforço, maximizando o efeito da mudança ao longo de dois anos e diluindo seu impacto em duas ações distintas porem relacionadas.
A migração não tem custo e ocorre na medida em que as peças vão sendo trocadas, sendo que num período inicial de transição as peças com o design novo e anterior convivem em harmonia até a total migração.
Subordinação a Objetivos | |
Relacionamento com Estratégias | |
Responsáveis: | |
Data de Aprovação: | |
Data de Execução: | |
Prazo de Conclusão | |
Aprovação das diretrizes: | |
Orçamento |
* Todas as Ações serão replicadas pela Assessoria de Imprensa na Mídia.