2.7.6. Comunicação – Conceitual
O Diagnóstico da Comunicação irá cruzar os investimentos realizados nas diversas estratégias de comunicação institucional e das campanhas de Vestibular e Pós Graduação nos processos dos últimos anos, relatando a evolução ao longo de um ciclo de quatro anos.
Durante esse período os mercados, na sua média, vêm amadurecendo.
2.7.7. Promoção Institucional (Assessoria de Imprensa).
Relatório de Cada Ano com centimetragem / coluna (cm/col.) relatada por mês.
2.7.8. Campanhas Publicitárias Vestibulares e Pós-Graduação.
a) Institucional Ano 1
b) Verão Ano 1 (Ingresso na metade do ano do Ano 1)
c) Pós Graduação Ano 1
d) Inverno Ano 1 (Ingresso na metade do ano do Ano 1)
e) Institucional Ano Corrente
f) Vestibular do Ano Corrente (ingresso no início do ano do Ano Corrente)
g) Pós Graduação Ano Corrente
h) Vestibular de Inverno Ano Corrente (ingresso na
metade do ano do Ano Corrente)
2.8. Análise de Custos.
“Ninguém domina um negócio se não domina seus números”. Para entender as questões relativas a custos em Marketing é necessário dominar as informações da contabilidade gerencial e da de custos. Dos números da contabilidade de custos saem os valores da contabilidade gerencial. As organizações têm, por vezes, uma série de relatórios, planilhas e dados à disposição dos gestores, mas os números, por si só, muitas vezes não constituem uma informação valiosa. Daí a necessidade, conceituai, de saber como são lançados os números na contabilidade para que, uma vez apresentados em relatórios ou gráficos, possam dirigir nossas decisões. Que tipos de número? Todos. Dos custos operacionais da área acadêmica aos administrativos, do tempo de retorno do investimento em infraestrutura para o reconhecimento de um novo custo ao valor total da empresa. Da margem de lucro nos cursos da área de comunicação aos elementos que compõem os custos fixos e variados dos cursos da área da saúde; dos os preços da concorrência ao peso dos impostos; do endividamento aos investimentos. O importante é não ignorar a ciência da gestão e todo o arcabouço teórico que podem ajudá-lo na gestão de custos. A facilidade de lidar com métodos quantitativos não é algo nato: pode e deve ser desenvolvida. No Plano de Marketing todas as ações deverão ser posteriormente orçadas e divididas por investimentos de Alto Valor, Médio Valor e Baixo Valor. |
———–FIM DO MÓDULO 2———–
Bibliografia Consultada 1 – The Campus Experience – Marketing para Instituições de Ensino, Villas Bôas, Rafael, Ed. Summus, Selo Hoper, 2008. Para download gratuito clique aqui.