2.3. Análise da Companhia – Estatísticas do Vestibular.
Figura 40: Visão geral da dimensão das estatísticas dos vestibulares.
2.3.1. Relação Candidatos x Vaga (Curva: Curso / Processo Seletivo)
O desempenho geral da instituição em Processos Seletivos anteriores é o parâmetro utilizado para a definição das metas a serem alcançadas após a intervenção do Plano de Marketing. A análise da evolução das matriculas é o reflexo de questões ambientais e das decisões anteriores da Instituição.
A análise dos dados dessa planilha aponta, ainda, para uma variável, que recorrentemente vêm sendo abordada no mercado. A questão da publicação de vagas desproporcionalmente ao tamanho do mercado. Essa publicação sem critérios abaixa a relação de candidatos / vaga e é percebida de maneira pejorativa pelos alunos.
Pelo histórico da procura e possível apontar aqueles anos onde a procura foi mais elevada. Pelo cruzamento da procura com as matrículas a Instituição pode detectar o sucesso de ações promocionais (que elevam a procura pelo vestibular sem, contudo, influir na conversão de candidatos em matrículas).
Por meio da análise do comportamento dos cursos nos Processos Seletivos é possível detectar, ainda, questões pontuais de cada mercado. Cursos com desempenho acima da média usualmente possuem coordenadores e equipes mais comprometidos e estratégias próprias de captação de alunos. Um fenômeno importante para ser utilizado.
Figura 41: Modelo de planilha de monitoramento da procura por cada curso.
2.3.2. Canais de Inscrição mais utilizados.
Compreender quais os canais mais utilizados permite atuar junto a esses veículos utilizando-os de maneira mais efetiva. Permite, ainda, atuar junto aos demais canais corrigindo eventuais problemas que esses apresentem, regulando sua utilização dentro de metas e do objetivo da instituição.
Figura 42: Modelo de planilha de monitoramento das formas de inscrição.