2.2.5. Indicadores Financeiros dos Cursos
Quando observados enquanto Unidades Estratégicas de Negócios, os cursos demandam análises financeiras particulares. É o somatório dessas análises que irá apontar para a saúde da instituição de maneira geral.
Alguns cursos subsidiam os demais, e é importante que a instituição compreenda esse fato. Até mesmo para que, quando uma Unidade subsidiada reverta sua situação, ela devolva as demais o financiamento da sua operação.
A instituição precisa compreender o ponto de equilíbrio de cada curso (em número de alunos e em captação de receita) e saber como atuar pontualmente tornando superavitário um curso que opere no vermelho. Atuando junto ao aumento do número de alunos ou junto a capitalização de cada aluno, ampliando a base de alunos ou o valor de cada um desses estudantes.
Revertendo o panorama geral através das ações diretamente relacionadas as suas variáveis pontuais.
Figura 30: Modelo de planilha de monitoramento dos principais indicadores financeiros da operação dos cursos de uma instituição de ensino.

2.2.6. Modelo de descontos oferecidos pela instituição e suas principais concorrentes.
As Bolsas de Estudo e as Permutas são uma importante variável financeira da Instituição. Entender o número de subsídios que a Instituição oferece é fundamental para abrir novas linhas ou substituir linhas de descontos ineficientes por outras mais efetivas.
O Preço é uma variável decisiva em muitos mercados e a concessão de descontos deve ser absolutamente criteriosa e utilizada com maestria pela Instituição.
Figura 31: Modelo de planilha de monitoramento das bolsas de estudo pelas faculdades que compõem uma instituição de ensino.

2.2.7. Estratégias sobre a variável dos transportes.
Outro fator de muita relevância são os transportes. Seja por uma questão de conveniência, seja por uma questão de necessidade, atualmente muitas Instituições somente continuam funcionando em decorrência das parcerias que fecharam para viabilizar a mobilidade dos seus alunos.
Entender a mecânica de transportes que leva seus estudantes a Instituição, assim como a mecânica das concorrentes, é o primeiro passo para o desenvolvimento de ações orientadas para essa questão.
Figura 32: Modelo de planilha de monitoramento das ações relacionadas ao transito dos alunos e sua mobilidade.

2.2.8. Estratégias sobre a variável das Estatísticas WEB.
Compreender todas as partes do setor de tecnologia é o primeiro passo para construir ações orientadas nesse campo. Muitos relatórios da área da informática são maquiados e obscuros. E compreender com clareza permite a instituição entender as estratégias que serão definidas junto a Internet, infra-estrutura de Tecnologia da Informação, etc
Figura 39: Modelo de planilha de monitoramento dos indicadores de internet.

Legenda: Outros indicadores devem ser criados, no caso de a instituição possuir vendas eletrônicas etc;