2.2. Análise da Companhia – Realidade Institucional.
A “Companhia” é a Instituição de Ensino, o objeto da analise e para a qual, posteriormente será desenvolvido o Planejamento Estratégico de Marketing.
A análise da operação da Instituição se dá pelas suas dimensões humana (pessoas), física (infraestrutura) e acadêmica (características do produto).
Como a Instituição é constituída por Cursos Superiores de Graduação, esses cursos deverão ser analisados de forma isolada observando-os enquanto as partes (Unidades de Negócios – Cursos, etc) que contribuem para a construção do todo (Instituição).
São formas de tratamento correntes para a Instituição utilizadas em diversos documentos: Companhia, Corporação, Firma, Órgão, Instituição ou Empresa. A descrição de cada variável analisada segue abaixo.
Figura 25: Visão geral do sistema de informações referente ao ambiente endógeno de uma instituição de ensino.

2.2.1. Histórico da Evolução do Capital Humano
Para atuar internamente junto aos diversos públicos da Instituição é necessário que o Planejamento contemple seu perfil (grau de formação).
É importante ainda – caso o Planejamento Estratégico contemple metas em relação à titulação dos profissionais que atuam na instituição, que esteja descrita a curva evolutiva da formação dos colaboradores e professores da instituição.
Na evolução do capital humano, está contemplada a quantidade de estagiários que atuam na organização, além do número de estudante que possuem bolsa e o valor das mesmas. O mapeamento dessa informação é o precedente para a elaboração de estratégias de parcerias e para concessão de novas bolsas.
Figura 26: Modelo de planilha de monitoramento da evolução da capacitação do capital humano de uma instituição de ensino.

2.2.2. Histórico da Evolução do Espaço Físico
Mensurar a curva evolutiva do investimento em Espaço Físico e mapear a atual condição da Instituição é um passo elementar para o desenvolvimento de diferenciais e o posicionamento da organização em relação as suas concorrentes.
Essa é uma planilha variável que irá ser adequada à realidade e natureza de cada Instituição e comparada com suas concorrentes para o seu posicionamento regional.
Figura 27: Modelo de planilha de monitoramento da evolução do espaço físico de uma instituição de ensino.

2.2.3. Histórico das Atividades Acadêmicas
Desenvolver a linha cronológica das atividades acadêmicas até sua realidade atual permite que a organização encontre seus diferenciais nesse quadro. Essa dimensão atua em sinergia com as demais na elaboração e no desenvolvimento do posicionamento da Instituição.
Figura 28: Modelo de planilha de monitoramento das práticas acadêmicas.

2.2.4. Financeiro da Instituição.
Esse é o parâmetro de mensuração dos resultados das estratégias definidas em todas as áreas da Instituição. Alguns objetivos, inclusive, são definidos embasados nas variáveis financeiras. A análise do quadro financeiro permite um retrato pragmático dos resultados de toda a operação educacional. Todas as ações acabam convergindo para essas planilhas. Compreender a situação atual da instituição cria lastros e define limites na capacidade de investimento e no fôlego da Instituição. Essas informações refletem de maneira direta no prognóstico e em alguns objetivos institucionais.
Figura 29: Modelo de planilha de monitoramento dos principais indicadores financeiros da operação de uma instituição de ensino.
