2.1.14. Crescimento x Evasão por Cidades/Bairros que Compõem a Base de Alunos Total.
Determinar a Cidade / Bairro que vêm apresentando a pior curva de crescimento na base de alunos da instituição, pode auxiliar na estruturação das campanhas de retenção / fidelização de alunos.
Diferente das estratégias contra a Evasão relacionada pelas Faculdades / Cursos concorrentes, quando essas estão segmentadas por Cidades, permitem que a Instituição realize parcerias extraordinárias.
Quando a evasão caracteriza-se por um curso, as ações são focadas nele, e o diagnóstico é pontual. Quando transcendem e tornam-se sistêmicas, relacionadas a uma cidade e o diagnóstico torna-se global. Na maior parte dos casos esses alunos demandas condições especiais de conveniência para retornarem a Instituição.
Figura 21: Modelo de planilha de monitoramento da evasão por bairros.
2.1.15. Crescimento da Demanda por Cidades/ Bairros que mais Evoluíram na Base Total de Alunos.
Determinar a Cidade / Bairro que vêm obtendo melhor desempenho pode apontar para um nicho. Ações de manutenção devem ser disparadas para manter a curva ascendente e blindar esses mercados das ações de Instituições Concorrentes.
Figura 22: Modelo de planilha de monitoramento do crescimento da demanda geográfica de uma instituição de ensino.
2.1.16. Definição do Market Share
O Calculo do Market Share da Instituição é obtido pela relação da sua participação na oferta de vagas total (soma das vagas ofertadas por todas as IES’s no mercado mensurado). Esse resultado é subtraído do total da demanda.
Calcula-se o Total da Demanda através da porcentagem de concluinte do ensino médio que continuam estudando e migram para o Ensino Superior. Na maioria dos mercados esse valor órbita em 55% de conversão.
Esses 55% são aplicados sobre 30% do total das Matrículas Ensino Médio (E.M + E.J.A + Cursinhos). Esses 30% são referentes aos alunos concluintes (3º Ano = 1/3 do total) – das principais cidades da Base de Alunos Total.
Figura 23: Modelo de planilha de monitoramento da participação de marcado.
2.1.17. Simulação de Crescimento da Instituição.
Esse é o indicador final apresentado na análise da Demanda. Após cruzadas todas as variáveis setoriais e do mercado, e sugeridas estratégias de manutenção e desenvolvimento de novas oportunidades é traçada a curva de crescimento possível para a Instituição (em função da aplicação integral ou parcial do planejamento de marketing). A ela é confrontada a curva atual de crescimento da Instituição e sua projeção.
Figura 24: Modelo de planilha de monitoramento do crescimento projetado da Instituição de Ensino