2.1.10. Análise da Captação de Alunos por Transferências pelos cursos que procuram.
A definição dos cursos que mais atraem alunos por processos de transferências aponta para uma oportunidade (do incremento de estratégias pontuais para transferências para esses cursos) e para um indicador de qualidade do curso no seu mercado.
Figura 17: Modelo de planilha de monitoramento de ingressos por Transferência.
2.1.11. Análise da Perda de Alunos por Transferências pelos cursos dos quais desistem.
O Raciocínio inverso também é válido, de forma que os cursos que mais perdem alunos têm uma imagem ruim, por conseqüência, no seu mercado, e devem ser alvo pontual de estratégias de retenção por parte dos Coordenadores de Curso.
Figura 18: Modelo de planilha de monitoramento da perda de alunos por transferência.
2.1.12. Análise da Captação de Alunos por Transferências pelas suas Faculdades de Origem.
A análise dos dados dessa planilha pode apontar para questões fundamentais na diferenciação e competitividade da Instituição em relação as suas concorrentes. Pode apontar, por exemplo, para uma eventual crise em alguma concorrente, pela acentuação recente de transferências. Pode servir de base para estratégias pontuais que visem à ampliação do número de estudantes vindos dessas instituições equilibrando as evasões e a ociosidade de vagas em anos mais avançados da graduação.
Figura 19: Modelo de planilha de monitoramento da entrada de alunos por transferências pelas suas faculdades de origem.
2.1.13. Análise da Perda de Alunos por Transferências pelas suas Faculdades de Destino.
Essa tabela irá apontar qual a principal instituição que ameaça a operação por absorver alunos por transferências. Uma série de estratégias poderá ser determinada a partir dessa informação. Afinal a instituição necessita atuar de forma a conter a evasão e saber o destino desses alunos pode fundamentar algumas importantes ações.
Figura 20: Modelo de planilha de monitoramento da perda de alunos pelas suas faculdades de origem.