2.1.4. Escolas de Ensino Médio e Cursos Pré Vestibulares:
- Físico.
- Humano.
2.1.5. Análise dos Clientes: Pesquisas Qualitativas Específicas.
Junto aos Clientes externos e internos – Desenvolvidos no Banco de Dados do “Recenseamento de Clientes” – (no momento da implantação de projetos), responder a pesquisas de opinião para direcionar as diretrizes da Instituição as reais demandas do mercado.
Figura 12: Estrutura Geral da Análise da Demanda.

2.1.6. Análise Pesquisa Sócio Educacional / Vestibular
Essa tabela é fundamental para a compreensão das motivações e origem do alunado da instituição.
E nela onde estão compreendidas as informações Sócio-Econômicas, Educacionais e Culturais dos estudantes.
São esses os indicadores que irão integrar-se àqueles apontados pela análise macroeconômica para fundamentar o Prognóstico de Marketing.
Cada ponto dessa planilha irá ser alvo de uma profunda análise e terá uma série de desdobramentos práticos nas estratégias a serem desenvolvidas.
Figura 13: Visão de uma Planilha de Cadastramento da Pesquisa Sócio Educacional.

2.1.7. Evasões { Cancelamento + Trancamento +Transferências (-)} x Matrículas {Processos Seletivos + Transferências (+)} / Por turma e por curso.
A Evasão Bruta é uma fórmula composta pela soma das variáveis Cancelamentos, Trancamentos e Transferências para outras Instituições. A Evasão Líquida é o valor da subtração – nesse resultado – das Matrículas, obtidas pela soma dos Ingressos nos Processos Seletivos e nas Transferências de outras Instituições.
Esse fenômeno dá-se ao longo do ano e a Evasão Liquida é obtida no final do ano e deve obrigatoriamente ser Negativa.
Pela mensuração pontual por cursos, a Instituição pode detectar alguma ameaça pontual (um curso específico do qual se evadem muitos alunos).
Pela mensuração por Ano, a instituição pode ir mais ao fundo dessa análise e apontar alguma sala de aula onde essa ameaça acentua-se de maneira mais aguda.
Atuar de forma a obter um saldo superavitário não envolve somente estratégias de captação. Envolve um esforço igual (maior até, diriam alguns especialistas) na retenção e fidelização dos estudantes. Esse é o diagnóstico que aponta para essa retenção ou para a necessidade dela.
Figura 14: Modelo de planilha de cálculo de Evasões Anuais (Taxa de Diplomação).

2.1.8. Evasão Total / Mês: Cancelamentos + Trancamentos + Transferências (-).
As evasões são, ainda, um fenômeno sazonal. Essa planilha permite apontar os meses onde se acentuam as Transferências, Cancelamentos e Trancamentos para determinar as melhores datas para as estratégias de retenção / fidelização, no sentido de minimizar essa ameaça.
Figura 15: Modelo de cálculo da Evasão Total por Mês.

2.1.9. Número de Ingressos por Escola de Ensino Médio / Pré-Vestibular – Processo Seletivo.
A mesma lógica aplicada a estratificação geográfica da base de alunos é utilizada aqui de forma institucional. Determinar as principais Escolas de Ensino Médio que fornecem alunos para a instituição, permite segmentar de forma pontual os nichos dos quais provêm os estudantes. Esse será o caminho para o fechamento de parcerias e ações promocionais de Captação em Processos Seletivos.
Figura 16: Modelo de planilha de monitoramento de ingressos por Vestibular.
