2.1.1. Análise dos Clientes
Recenseamento de Clientes.
A pergunta desta primeira fase do Diagnóstico Estratégico é saber “quem são os principais influenciadores da faculdade”. Esse é um trabalho de pesquisa bastante complexo e deve ser desenvolvido de maneira a disponibilizar na sua finalização uma Ferramenta de Banco de Dados capaz de:
- Integrar-se a outras tecnologias.
- Gerar relatório estratificado de informações.
- Gerar relatório de etiquetas para postagem de Mala Direta.
- Gerar relatório com telefones para ações de Tele Marketing.
Figura 9: Modelo de Recenseamento de Clientes de Instituições de Ensino:
2.1.2. Interno da Faculdade:
O desenvolvimento das estratégias relacionadas a cada um desses públicos deverá partir de um Banco de Dados desenvolvido para ser gerenciado pelo Departamento de Marketing da Instituição.
Alunos.
Professores.
Coordenadores de Curso.
Diretores / Reitoria.
Colaboradores.
Egressos
Figura 10: Recenseamento de Clientes Internos.
2.1.3. Externo da Faculdade:
- Imprensa Regional:
- Imprensa Nacional:
- Empresas de Grande Porte:
(Descrição dos Principais pontos de interface dessas organizações: Nome da Secretária, Divisão e Nomes dos Gestores dos Departamentos.) - Empresas de Médio Porte:
(Descrição dos Principais pontos de interface dessas organizações: Nome da Secretária, Divisão e Nomes dos Gestores dos Departamentos.) - Empresas de Pequeno Porte:
(Descrição dos Principais pontos de interface dessas organizações: Nome da Secretária, Divisão e Nomes dos Gestores dos Departamentos.) - Presidentes e Diretoria de Clubes de Serviços:
- Políticos (Prefeitos, Presidentes de Câmaras, Deputados, Vereadores e Deputados Estrategicamente selecionados.)
- Presidentes de Associações Comerciais e Industriais, Presidentes de Sindicatos e Associações de Classes dos Cursos que a Instituição ofereça.
- Líderes comunitários, religiosos e demais referências sociais.
- Clusters das áreas onde a IES atua.
Figura 11: Recenseamento dos Clientes Externos da Faculdade.