2.4. Análise da Companhia – Cursos.
Figura 42: Análise geral da dimensão específica dos cursos de uma instituição.
2.4.1. Matriz Swot de Análise dos Cursos da Instituição
O estudo dos cursos enquanto Unidades de Negócios e o posicionamento desses em relação aos demais cursos oferecidos para o mercado é uma das análises mais importantes do Diagnóstico. A migração para o modelo de gestão dos cursos como Unidades Estratégicas de Negócios demanda uma série de averiguações pontuais e detalhamento sobre as questões relativas ao Curso:
Um total de 16 Dimensões, subdivididas em até 10 questões detalham o curso e o posiciona para ser administrado sob esse novo paradigma.
1) Situação Financeira
2) Responsabilidade Social.
3) Infra-Estrutura do Curso.
4) Empresa Junior
5) Parcerias Institucionais
6) Empregabilidade dos Alunos e Egressos
7) Utilização de Tecnologias
8) Desdobramentos do Projeto Pedagógico:
9) Produção Acadêmica do Curso:
10) Formação dos Professores:
11) Grade Curricular do curso:
12) Tradição do curso
13) Avaliações do MEC
14) Visibilidade do curso:
15) Satisfação dos Influenciadores:
16) Sinergia com os demais cursos da Instituição
A comparação do curso dá-se com os resultados obtidos na Análise de Mercado e nos demais cursos da Instituição. Seu posicionamento na Matriz SWOT determinará as estratégias demandadas de acordo com a natureza das questões levantadas.
Figura 43: Primeiras oito dimensões.
A divisão das variáveis que são percebidas como diferenciais dos cursos são categorizadas nos grupos abaixo, chamado de “Dimensões dos Cursos”.
Posteriormente essas “Dimensões dos Cursos” foram subdivididas em questões. O fato de algumas “Dimensões dos Cursos” possuírem maior ou menor número de questões denota o grau de importância que Analistas de mercado apontaram para cada tema.
O Quociente de Correção dar-se-á pela nota atribuída pela instituição de acordo com a importância – valor – das “Dimensões dos Cursos” nos seus objetivos estratégicos – que se encontra ao lado de cada grupo e varia entre 1 e 3 de acordo com a instituição.
Refere-se a um fator de nivelamento.
Portanto o Valor Final deverá ser obtido por meio da multiplicação dos valores da soma das respostas de cada “Dimensão” pelo Quociente de Correção.
Esse número deverá ser, por fim, ser dividido pelo número de questões da “Dimensão”, conforme segue:
Valor Final = (Soma de todas as respostas da Dimensão) x (Quociente de Correção)
(Número de questões do grupo)
Valores das Respostas:
Resposta a) 2 pontos
Resposta b) 1 ponto.
Resposta c) 0 ponto.
1) Situação Financeira
Quociente de Correção – (1), (2) ou (3).
Nota Máxima do Grupo:
1.1) Em relação ao Resultado Financeiro:
a) O curso está superavitário (lucro).
b) O curso está no seu ponto de equilíbrio (pouca margem).
c) O curso está deficitário (prejuízo).
1.2) Quanto à Inadimplência do Curso em relação aos demais cursos da Instituição:
a) A Inadimplência está abaixo da média dos demais cursos.
b) A Inadimplência encontra-se na média dos demais cursos.
c) A Inadimplência está acima da média.
1.3) Quanto ao Grau de Evasão do curso em relação aos demais cursos da Instituição:
a) A Evasão está abaixo da média dos demais cursos.
b) A Evasão encontra-se na média dos demais cursos.
c) A Evasão está acima da média.
1.4) Em relação às Transferências:
a) O Curso ganha mais alunos do que perde com as Transferências.
b) O curso equilibra a sua perda de alunos que se transferem, com aqueles que vêm de outras instituições.
c) O curso perde mais alunos do que ganha com as Transferências.
2) Responsabilidade Social.
2.1) Em relação às ações de Responsabilidade Social:
a) O curso entende sua função e estimula as Responsabilidades Sociais, compreendendo que essa transcende suas obrigações legais (bolsas de estudos, atendimentos realizados por estagiários).
b) O curso faz uso da chancela da Responsabilidade Social e enquadra dentro desse parâmetro todas as ações que realiza junto a comunidade que de alguma maneira beneficiem essa (bolsas de estudos, atendimentos realizados por estagiários), por mais que essas ações sejam obrigações legais da instituição, ou que essa obtenha algum benefício com isso.
c) A instituição ainda não se preocupa com essa questão.
2.2) Em relação à Comunicação das ações de Responsabilidade Social:
a) O curso procura, ou já possui, um selo que referencie o trabalho que executa nesse sentido, ou já publicou um Balanço de Responsabilidade Social anual.
b) Apesar de não possuir nem o selo nem a publicação, algumas ações do curso encontram espaço junto a mídia.
c) O curso utiliza a responsabilidade social apenas como argumento para posicioná-lo nas campanhas.
2.3) Em relação percepção das ações pela Comunicação:
a) A comunidade percebe e valoriza as ações do curso. Esse é um importante valor da faculdade.
b) A Comunidade percebe as ações, mas o curso não tem valor agregado direto desse fato.
c) A comunidade não percebe esse fato.
3) Infra-Estrutura do Curso.
3.1) Em relação à infra-estrutura Laboratorial do Curso:
a) O curso possui laboratórios próprios com equipamentos de vanguarda em relação a média do mercado e é reconhecido por isso.
b) O curso utiliza os laboratórios multidisciplinares da Instituição que são adequados e agregam a imagem.
c) A estrutura laboratorial é inadequada.
3.1) Em relação à infra-estrutura Laboratorial do Curso:
a) O curso possui laboratórios próprios com equipamentos de vanguarda em relação a média do mercado e é reconhecido por isso.
b) O curso utiliza os laboratórios multidisciplinares da Instituição que são adequados e agregam a imagem.
c) A estrutura laboratorial é inadequada.
3.2) Em relação à utilização dos equipamentos dos laboratórios (computadores, microscópios, etc).
a) A relação de alunos por equipamento é bastante inferior à média.
b) A relação de alunos por equipamento está na média das outras instituições.
c) A relação de alunos por equipamento é superior a média e um problema do curso.
3.3) Em relação ao espaço das Salas de Aula do Curso:
a) É muito bom.
b) É adequado.
c) É inferior a média dos cursos de outras instituições ou de outros cursos da instituição.
3.4) Em relação à climatização da sala de aula:
a) Nossas salas de aula são climatizadas. Entendemos que o ambiente é importante para o melhor aproveitamento por parte de nossos alunos.
b) Parte de nossas salas de aula é climatizada. Temos projetos
3.5) Em relação ao acervo de livros específicos do curso:
a) É reconhecido por todos como de qualidade.
b) Foi suficiente – ou será – para a aprovação do curso junto ao MEC.
c) É insuficiente.
3.6) Em relação à Duração do Curso:
a) Ela é percebida de maneira positiva pela base de alunos.
b) Ela é percebida de maneira negativa pela base de alunos.
c) Ela é percebida de maneira negativa pela base de alunos que utilizam a duração de uma outra Instituição como base de comparação.
3.7) Em relação ao turno em que o curso é oferecido:
a) Os alunos estão satisfeitos e existe uma procura boa em relação a outros turnos.
b) A procura por outro turno existe e a Instituição acaba perdendo alguns alunos por não oferecer o curso para essa demanda.
c) A Instituição seria mais bem sucedida se oferecesse o curso em outro turno.
3.8) Em relação ao horário:
a) É percebido como dinâmico e contribui a imagem do curso.
b) Está adequado a média da região.
c) É problemático.
3.9) Em relação à estrutura curricular:
a) É um dos principais valores agregados do curso. É moderna, atrativa e dinâmica.
b) Está adequada à média dos cursos. Nenhum curso destaca-se na minha região por esse diferencial.
c) É qualitativamente inferior a uma ou mais instituição próxima a minha.
4) Empresa Junior
4.1) Em relação à Empresa Junior:
a) O curso possui uma empresa que funciona.
b) O curso possui uma empresa que não funciona.
c) O curso não possui nenhuma Empresa Junior.
4.2) Número de alunos que participam:
a) É elevado e existe procura por vagas.
b) Existem vagas em aberto.
c) O curso não possui nenhuma Empresa Junior.
4.3) Número de empresas que participam:
a) É alto. O trabalho envolve prospecção e é percebido pelas empresas cliente como bem qualificado.
b) É baixo.
c) O curso não possui nenhuma Empresa Junior.
5) Parcerias Institucionais
5.1) Parcerias do curso com Entidades de Classe, Associações (CRA, OAB, CRC), etc.
a) Sim. O curso possui parcerias profundas que permitem a definição dessas instituições como parceiras.
b) Sim. Apesar do curso possuir ainda não utiliza o máximo potencial dessas parcerias.
c) Não. O curso não possui parcerias com entidades da área em que atua.
5.2) O curso possui algum prêmio de qualidade ou está bem posicionado em algum Ranking que não aqueles do MEC?
a) Sim. O curso foi reconhecido como diferenciado por mais de uma vez em publicações ou prêmios e destaca-se por esse fato.
b) Sim. Mas não comunicamos esse fato nem fazemos qualquer uso dele.
c) Não.
5.3) Parcerias do curso com Empresas da sua área (Área de T.I: MICROSOFT I.T. Academy Program, ORACLE Academic Initiative, SUN Academic Initiative), IBM Business Partner, CISCO Systems Network Academy; Área da Saúde: Santa Casa, Hospital, Clínicas, Secretarias da Saúde, etc; Área das Licenciaturas: Delegacias e Diretorias Regionais de Educação, Secretarias Municipais de Educação, Grupos Educacionais, etc; empresas nas quais o curso coloca estagiários ou prestou consultoria de alguma natureza, e que permita a publicação de suas marcas, (entre outras):
a) Sim. E esse é um importante valor que o curso utiliza para se posicionar em relação aos demais.
b) Sim. Contudo restringimos esse valor:
Ou a comunicação sem fazer uso acadêmico para contribuir as práticas da sala de aula;
Ou a sala de aula, sem comunicá-los adequadamente como mais um diferencial do curso.
c) Não. O curso ainda não desenvolveu nenhuma estratégia de captação de parceiros no mercado.
5.4) Em relação às parcerias educacionais do curso (Elevado número de escolas cadastradas para Estágio Monitorado, Intercâmbio cultural com alguma instituição de ensino no exterior, ou com alguma instituição de ensino tradicional ou de excelência no Brasil: FGV, Instituto Camões, IBMEC, etc).
a) Sim. E esse é um importante valor que o curso utiliza para se posicionar em relação aos demais.
b) Sim. Contudo restringimos esse valor:
Ou a comunicação sem fazer uso acadêmico para contribuir as práticas da sala de aula;
Ou a sala de aula, sem comunicá-los adequadamente como mais um diferencial do curso.
c) Não. O curso ainda não desenvolveu nenhuma estratégia de captação de parceiros educacionais.
6) Empregabilidade dos Alunos e Egressos
6.1) Em relação a aprovação de Egressos do curso em concursos públicos:
a) Obtemos altos índices de aprovação em concursos públicos e sabemos capitalizar isso em função da captação de novos alunos.
b) Obtemos bons resultados – o que reflete a qualidade do curso – mas não capitalizamos isso de nenhuma maneira.
c) Não possuímos esses dados para afirmar concretamente essas aprovações, ou não obtemos bons resultados.
6.2) Absorção dos Egressos do curso pelo mercado em geral:
a) Nossos egressos destacam-se no mercado. Seja atuando em grandes empresas ou empresas importantes nos seus segmentos, seja atuando em outras praças do Brasil ou em outros países.
b) Nossos egressos competem no mercado junto com os demais. A relação de empregabilidade acompanha as curvas da área onde o curso está inserido.
c) Não possuímos dados para afirmar concretamente o desempenho dos nossos egressos, ou nossos resultados são inferiores ao de uma ou mais concorrentes.
6.3) Em relação à projeção dos egressos do curso:
a) Existe um ou mais egressos do curso que alcançaram projeção substancial em suas carreiras (tornaram-se celebridades personalidades, muito bem posicionados no mercado, etc).
b) Nossos alunos se posicionam bem, mas não temos nenhum testemunho ou imagem para contribuir e acrescer à do curso.
c) Não.
6.4) Em relação à carreira acadêmica dos egressos do curso:
a) Existe um ou mais egressos se destacando na área acadêmica (programa de Mestrado de peso, etc). Nossas estatísticas nesse sentido são bastante positivas.
b) Nossos egressos têm persistido nos estudos, em programas de educação continuada. Contudo dentro da média de outras instituições ou outros cursos sem maiores destaques.
c) Nossos indicadores nesse sentido são fracos.
6.5) Em relação a empregabilidade dos Alunos – durante o período do curso.
a) É grande a porcentagem de alunos que participam do programa de estágio da instituição e grande o número de empresas com estagiários do curso.
b) O número de estagiários no curso é razoável.
c) O desemprego entre os estudantes é um problema do curso.
6.6) Em relação ao índice de conversão estágio / emprego:
a) É alta e um diferencial percebido pelos discentes.
b) Mantêm-se na média do mercado e dos demais cursos.
c) Ainda que o número de estagiários seja elevado a conversão da sua atividade em trabalho reconhecido é baixa.
6.7) Em relação ao mercado de trabalho hoje.
a) Está em ascensão. Os indicadores são positivos existe carência de profissionais para o setor.
b) Está estável na região, ainda que aquecido em outros mercados.
c) Está ruim.
6.8) Em relação a projeção de cenários para o mercado de trabalho no setor.
a) São as melhores possíveis por meio das novas possibilidades de atuação que surgem em decorrências de inovações diversas.
b) São estáveis.
c) São ruins em decorrência de automação ou outras ameaças à substituição da carreira.
7) Utilização de Tecnologias
7.1) Uso dos recursos da Internet:
a) Seja por meio de Aulas On Line, da publicação de material de apoio na Rede, da utilização de E-mail, o curso já faz uso efetivo dessa ferramenta como complemento as atividades em sala de aula.
b) Sim. Contudo restringimos esse valor:
Ou a comunicação sem fazer uso acadêmico para contribuir efetivamente as práticas da sala de aula;
Ou a sala de aula, sem comunicá-los adequadamente como mais um diferencial do curso.
c) Não. O curso apenas figura na página da instituição na Internet.
7.2) Aulas com conteúdo multimídia (retroprojetores, datashows, etc).
a) Sim. Parte substancial dos conteúdos já migrou para essa nova linguagem e os alunos percebem a diferença do curso reconhecendo a esse esforço.
b) Tentamos adequar o maior numero de aulas a essas novas ferramentas mas temos dificuldades (culturais, estruturais, etc).
c) É imperceptível a participação dessas aulas dentro da grade do curso.
7.3) Softwares Específicos do Curso:
a) Os laboratórios de informática – ou do curso – tem algum software específico para uso dos alunos que é utilizado de maneira eficaz pelos professores.
b) Possui para ilustras as aulas. Seu uso, contudo, ainda deixa a desejar.
c) Não possui.
8) Desdobramentos do Projeto Pedagógico:
8.1) Projetos de Extensão.
a) Os projetos são auto-sustentáveis – alguns até mesmo operam com margens positivas de receita. São modernos e de interesse geral, sendo objeto de desejo, inclusive, de alunos de outras Instituições.
b) Os projetos mantêm-se na média dos demais cursos da região.
c) Uma instituição ou mais tem suas extensões reconhecidas pelo mercado como de qualidade superior.
8.2) Em relação às Semanas e Workshops dos cursos.
a) São bastante dinâmicas. O curso inclusive já trouxe alguns nomes de destaque para proferir palestras para os alunos o que permanece ainda hoje na memória coletiva. Na média os convidados são profissionais com muita experiência e reconhecidos na área do curso.
b) As semanas e workshops mantêm-se dentro da média dos demais cursos da região.
c) Uma instituição ou mais realiza eventos com maior visibilidade que os do curso.
8.3) Quanto à gratuidade das extensões e eventos.
a) Na sua grande maioria são gratuitos à comunidade interna. Alguns inclusive são abertos, com incentivos à participação dos egressos do curso.
b) Alguns poucos eventos são gratuitos. O custo para o aluno, no entanto, é baixo. A receita arrecadada visa apenas cobrir os gastos operacionais com o evento.
c) Não. Na maioria dos casos as extensões são cobradas dos estudantes.
8.4) Programa de Pós Graduação na Área (especialização).
a) O curso possui um programa de especialização lato sensu com professores de fora, administrado como uma Unidade de Negócios e que absorve uma parcela significativa dos egressos da graduação. Esses alunos saem das salas de aula com a cultura da educação continuada.
b) O curso possui um programa de especialização lato sensu. Os professores, no entanto, são na sua maioria os mesmos da graduação. Nossos alunos saem da faculdade para fazer sua especialização fora, e o curso tem que captar estudantes para a especialização no mercado.
c) O curso ainda não possui uma especialização Lato Sensu.
8.5) Programa de Mestrado na Área (strictu sensu).
a) O curso possui um programa.
b) O curso ainda não possui mas tem planos concretos de no médio ou curto prazo implantar sua Pós-Graduação Strictu Sensu.
c) O curso não possui Pós-Graduação Strictu Sensu nem tem projetos de implantar uma nos próximos anos.
8.6) Programa de Doutorado na Área.
a) O curso possui um programa.
b) O curso ainda não possui mas tem planos concretos de no médio ou curto prazo implantar seu Programa de Doutorado.
c) O curso não possui Programa de Doutorado nem tem projetos de implantar uma nos próximos anos.
Figura 44: Ultimas oito dimensões.
9) Produção Acadêmica do Curso:
9.1) Em relação aos trabalhos Acadêmicos desenvolvidos pelos alunos e docentes:
a) A produção é continuada inclusive com à participação dos Projetos de Iniciação Cientifica do Curso em Congressos, por meio da publicação de trabalhos, etc.
b) A produção mantêm-se dentro da média das outras instituições da região.
c) Os alunos de uma ou mais instituições da região são conhecidos por terem uma produção acadêmica mais intensa que a realizada no Curso.
9.2) Quanto à publicação de Artigos, Revistas, Livros, etc.
a) O curso procura incentivar a publicação por parte de seus influenciadores. Seja em publicação própria, sejam em Revistas Científicas, o curso está sempre atrás de oportunidades para dar visibilidade a sua pujante produção intelectual.
b) A publicação dos materiais mantém-se na média do mercado em geral.
c) A publicação é sazonal e restrita a poucas publicações. Ainda que a publicação dos cursos da região mantenha-se na nossa média, poderíamos fazer mais para prospectar novos canais ou ampliar a produção.
10) Formação dos Professores:
10.1) Em relação à Formação Acadêmica dos professores:
a) São profissionais com titulação elevada o que aumenta o conceito do curso. Nossos índices são percebidos como superiores aos de nossos concorrentes.
b) Nossos índices mantêm-se na média do mercado regional onde o curso se insere. Compensamos, contudo, através do posicionamento de aderência de conteúdo dos professores sem titulação.
c) Nosso curso apenas mantém-se na média do mercado.
10.2) Em relação à Formação Profissional dos professores:
a) Um ou mais professores em cada ano do curso é um profissional reconhecido no mercado o que agrega a imagem da preparação para o trabalho e reforça o dinamismo do curso.
b) Temos um professor reconhecido cuja imagem é absorvida pela imagem do curso. Isso agrega valor e nos diferencia dos demais cursos. Contudo não é um aporte suficiente para posicionar o curso no mercado.
c) O numero de professores que atuam fora da área acadêmica mantêm-se dentro da média dos cursos da região.
10.3) Quanto aos Critérios de Contratação:
a) São modernos, justos e satisfazem a comunidade.
b) São adequados.
c) São insatisfatórios.
10.4) Quanto ao vínculo:
a) Temos uma porcentagem de professores com dedicação exclusiva bastante positiva.
b) Estamos na média em relação ao composto de professores (horistas, integral, dedicação exclusiva, etc.)
c) Uma ou mais instituições concorrentes estão mais adiantadas nesse sentido.
10.5) Em relação ao sindicato:
a) O relacionamento é positivo.
b) A relação é amena.
c) A relação é problemática.
10.6) Em relação à existência de controle sobre as atividades dos docentes:
a) Existe um mecanismo de controle, bem utilizado e efetivo que vem surtindo bons resultados.
b) Existe um mecanismo de controle, mas ainda é alvo de melhorias já que não utilizamos de forma efetiva os resultados que ele aponta.
c) Não existe controle das atividades dos professores.
10.7) Em relação ao treinamento e programas de capacitação executado com os docentes:
a) Os docentes estão bastante satisfeitos com os investimentos realizados nessa área.
b) Estão dentro da média dos demais cursos da região.
c) É insatisfatório e existe um clima ruim em relação a esse tema.
10.8) Quanto ao vinculo dos docentes com outras instituições:
a) É baixo. Ainda que parte atue em outras faculdades, aqui “vestem a camisa” da Instituição.
b) Não influi de maneira negativa em relação a sua atuação no campus.
c) É um problema.
11) Grade Curricular do curso:
11.1) Quanto às aulas praticas:
a) O número é bastante superior à média das outras instituições. O Curso é reconhecido pela aplicação dos conteúdos teóricos na prática.
b) As aulas práticas mantêm-se na médias das outras instituições.
c) As aulas práticas mantêm-se na média da instituição. Contudo abaixo das concorrentes.
11.2) Quanto à dinâmica das aulas:
a) O curso possui aulas com dinâmicas, estudos de caso, interativas e interessantes.
b) Alguns professores do curso estão adotando novas metodologias didáticas, mais modernas. Isso é uma tendência não consolidada por inteiro, contudo.
b) O curso possui aulas expositivas. Pela natureza do conteúdo das disciplinas é complicado imprimir técnicas mais descontraídas para facilitar a compreensão das matérias.
11.3) Quanto ao “Empreendedorismo” em sala de aula.
a) O “Empreendedorismo” é uma cadeira ou uma importante diretriz do curso. Um eixo transdisciplinar que procuramos enquadrar as cadeiras. Entendemos a importância de formar alunos para empreenderem enquanto profissionais.
b) O “Empreendedorismo” não é tratado de forma direta em sala de aula. É um discurso que procuramos imputar em eventos, workshops e palestras, mas que não está presente de forma integrada a sala de aula.
c) Esse é um conceito que fica apenas no discurso em nosso curso. Na prática pouco fazemos no intuito de fomentar o empreendedorismo em nossos alunos. Ou não fazemos com os resultados pretendidos.
11.4) Quanto às habilitações do curso.
a) O curso possui mais de uma habilitação.
b) O curso possui apenas uma habilitação, mas pretendemos ampliar as habilitações de alguma maneira.
c) O curso possui apenas uma habilitação, e não pretendemos ampliar as habilitações de alguma maneira.
11.5) Diferenciação regional do curso:
a) O curso é o único dentro do perímetro de captação da base de alunos da Instituição.
b) O curso tem poucos concorrentes que dividem a demanda equalitativamente entre si.
c) A concorrência é acirrada.
11.6) Diferenciação nacional do curso:
a) O curso é um dos poucos do país e inédito na macro-região.
b) O curso é um dos poucos do país, adequado a questões econômicas da região. Recebe um numero de alunos de fora do perímetro de captação da base de alunos acima da média dos outros cursos da Instituição. Contudo existe um ou mais concorrentes na região que absorvem o excedente da demanda.
c) O curso é comum.
12) Tradição do curso
12.1) Quanto ao tempo de fundação do Curso.
a) O curso é tradicional entre seus similares na região, ou é tradicional na faculdade, sendo percebido como tal pelo mercado.
b) O curso tem o mesmo tempo de funcionamento que seus concorrentes. Ninguém se diferencia nesse sentido.
c) Existe um ou mais cursos concorrentes percebido pelo mercado como mais tradicional que o Curso da Instituição.
12.2) Em relação à Quantidade de Alunos Formados no Curso:
a) O curso diferencia-se de seus concorrentes pela enorme quantidade de profissionais egressos das suas salas de aula atuando no mercado.
b) O curso formou um número similar de egressos que suas concorrentes, Ninguém diferencia-se nesse sentido.
c) Existe um ou mais cursos concorrentes que formaram uma quantidade maior de egressos, que hoje atuam no mercado, e que sejam percebidos de forma diferenciada por esse fato.
13) Avaliações do MEC
13.1 Sobre o desempenho do Curso em avaliações do Ministério da Educação (IGC e ENADE):
a) O curso obteve uma excelente avaliação distanciando-se dos seus concorrentes por esse fato.
b) O curso manteve-se na média das suas concorrentes. As avaliações demonstraram que todos os concorrentes estão em um mesmo nível, segundo o MEC.
c) Um curso ou mais obteve uma avaliação superior, podendo ou não fazer uso dela em suas comunicações.
13.2 Sobre a nota de Cadastramento e Reconhecimento do Curso:
a) A Avaliação foi positiva e criou valor para o curso, diferenciando-o dos seus concorrentes, dessa maneira.
b) A avaliação manteve o curso dentro da média das suas concorrentes regionais.
c) O curso foi mal avaliado.
14) Visibilidade do curso
14.1) Visibilidade na imprensa:
a) Ela é alta, com uma presença na mídia superior a média dos demais cursos da instituição ou de outras instituições.
b) O Curso está presente na mídia, mas de maneira moderada, mantendo-se com uma freqüência e destaque dentro de uma média regional.
c) O curso raramente é coberto pela imprensa.
14.2) Visibilidade na publicidade:
a) O curso tem destaque nas peças publicitárias da região.
b) O curso mantém-se com a mesma presença dos demais cursos nas peças da instituição.
c) O curso figura de maneira menos presente que os demais nas peças da instituição.
14.3) Visibilidade no mercado:
a) O curso é respeitado pelo mercado que absorve seus egressos de forma diferenciada que os dos demais cursos concorrentes.
b) O curso é percebido como qualificado pelo mercado. Contudo segue um padrão entre os seus concorrentes. Ninguém se diferencia ou se destaca perante o mercado.
c) Um ou mais cursos concorrentes são percebidos de forma diferenciada pelo mercado onde o curso insere seus egressos.
15) Satisfação dos Influenciadores
15.1) Satisfação dos Alunos:
a) Estão bastante satisfeitos com o curso, independentemente da sua satisfação com a instituição.
b) A proporção de alunos insatisfeitos com o curso não contagia a amostra daqueles contentes.
c) Existe um clima de insatisfação dos alunos em relação ao curso.
15.2) Comprometimento dos Professores:
a) Os professores são grandes entusiastas do Curso.
b) Os professores fazem bem o seu trabalho.
c) Existe um clima de insatisfação geral entre os professores do Curso.
15.3) Admiração dentro da instituição:
a) O curso é motivo de orgulho entre a comunidade da instituição (funcionários, professores de outros cursos, demais alunos).
b) O curso dilui-se na imagem institucional.
c) O curso é motivo de insatisfação dentro da instituição.
16) Sinergia com os demais cursos da Instituição
16.1) Quanto à integração do curso com os demais (acadêmico)
a) O curso é um catalisador de forças dentro da Instituição. Mobiliza os demais no entrono dos seus eventos, etc, de maneira bastante clara.
b) O curso participa e se integra sem muito destaque junto aos demais cursos da instituição.
c) O curso é uma ilha, não conversa e isola-se dos demais.
16.2) Quanto à integração dos alunos do curso com os demais:
a) Dão-se muito bem acentuando ambiente positivo que deve imperar em uma Instituição de Ensino Superior.
b) Sua integração é normal, sem nenhum destaque aparente para essa questão.
c) Tem problemas de convivência e relacionamento com alunos de um ou mais cursos.