1.3. Estabelecimento de propósitos e objetivos.
No início do processo, antes do estabelecimento de objetivos específicos e importante que a discussão inicial passeie pela questão da Problematização do Marketing. É importante que a pergunta inicial a ser respondida seja “ o por que a Instituição deseja criar o Planejamento Estratégico de Marketing ?”.
Se a Instituição não tiver um entendimento claro da razão do planejamento não conseguirá o engajamento necessário dos stakeholders no processo.
A maioria dos funcionários, administradores e professores está sobrecarregada por outras atribuições, e resistirão ao acumulo dessa tarefa, a menos que possam claramente ver e apreciar, a partir de sua perspectiva, por que isso está sendo empreendido. Outras perguntas, também, ajudarão a esclarecer o propósito do planejamento:
a) Quais são os desafios de marketing mais significativos que enfrenta a Instituição?
b) Quais oportunidades de marketing estão se desvelando e deverão ser compreendidas pelo planejamento?
c) Por que a Instituição está interessada na criação de um Planejamento Estratégico de Marketing?
d) O que a Instituição percebe como os benefícios para escrever um plano?
e) Quais são as maiores preocupações sobre escrever um plano?
f) Quais problemas emergenciais não podem esperar pela consecução do planejamento e precisam ser administradas em paralelo ao desenvolvimento (campanhas emergentes, problemas de atendimento, necessidade de gerar caixa etc)