1. Apresentação da Arquitetura do Projeto e Aprovação.
A primeira ação no desenvolvimento do Planejamento Estratégico de Marketing é a aprovação da sua Arquitetura (do projeto como um todo), sua autorização e a definição de um Cronograma das atividades.
Autorizar o processo de planejamento começa com o compromisso ativo da Mantenedora – dos donos da escola – no desenvolvimento e acompanhamento do Planejamento Estratégico de Marketing. A ideia das ações estarem condicionadas a um planejamento, e esse inserido em um programa deve ser aceita e defendida pela instituição.
Os mantenedores devem ser entusiastas do programa.
Esse compromisso assume diversas formas. Em primeiro lugar, é um compromisso para afirmar a viabilidade da Missão da instituição. Também é um compromisso para criar e comunicar uma visão forte e atraente.
Segundo, é um compromisso para gastar tempo, dinheiro, talento e capital político no marketing. A Instituição não estará apta à criação de um Planejamento Estratégico de Marketing sem um compromisso desse nível.
Terceiro, é um compromisso para tomar decisões, algumas polêmicas, já que implicam em mudanças. Mudar as prioridades institucionais e remover as áreas falhas da organização que retardam o processo de planejamento de marketing e de consecução da Visão Institucional.
E finalmente, é um compromisso para procurar um Gestor para o processo e criar condições de trabalho, autonomia e delegar poder para a concretização do processo.