Sob a iluminação tremula de uma lâmpada de néon, olhos cansados tentam compreender duas questões fundamentais do Ensino Particular no Brasil.
Tentam compreender, primeiramente, o conteúdo escrito com giz, no antigo quadro negro da sala. Toda a contemplação desse novo mundo – os Saberes da Graduação – conflita com o repertório intelectual de quem se formou há pouco em escola publica e teve como única opção a convidativa relação candidatos vaga da Instituição de Ensino Superior privada. Ao preço justo, a expectativa de um futuro promissor parece materializar-se no desafio da compreensão daqueles novos conhecimentos. Sob a luz tremula da sala.Tenta compreender, ao mesmo tempo, o porque a benquista lâmpada não regulariza sua luz. Ou apaga de vez.
Lâmpadas têm tudo a ver com Marketing para Instituições de Ensino. Afinal dos 3.8 milhões de alunos matriculados nas faculdades do nosso país (2004), 2.2 milhões dependem desse insumo básico para assistirem as aulas. Esses 2.2 milhões de estudantes engrossam o rol dos alunos que estudam no turno da noite, 1.8 milhão dos quais em faculdades particulares. É gente para a qual claridade pode ser entendida como a diferença entre a excelência e a repulsa à faculdade onde estuda.E não precisamos ser generalistas e pensar que existe uma instituição qualquer onde se trabalhe a luz de velas ou no escuro.
Uma lâmpada de um banheiro, de um poste no pátio da faculdade, a falta de uma lâmpada qualquer denota desleixo. Denota um descaso proporcional a tinta descascando, a sujeira, ao mobiliário quebrado. A conseqüência vem no encalço dos comentários maldosos e denigrem a marca da IES. Mais uma pequena demonstração que se soma a todas as demais na destruição da imagem da faculdade. E na hora de computar prós e contras, benefícios e pontos fracos, é uma questão de soma e subtração. E todo o descuido depõe de maneira depreciativa nesse módulo de Aritmética da Qualidade. Onde a reprovação é sentida pelos índices de evasão e onde lâmpada, elevada ao cubo, leva uma instituição à bancarrota.
Reproduza essa Página e leve ao Departamento de Manutenção da sua instituição. Sensibilização é fundamental para a troca de lâmpadas e pintura de corre-mãos…
“Qual é o serviço que você produz e entrega? As ‘horas da verdade’ – nem mais, nem menos. Pode ser que produtos físicos façam parte da interação com o cliente nas ‘horas da verdade’, mas as ‘horas da verdade’ é que realmente são o produto”. Albrecht |