O google trends é um barômetro do marketing digital. Uma poderosa ferramenta que mensura volumes de pesquisa sempre usando como pedra angular o número 100 (o dia com maior volume de buscas em um determinado período é lastreado em 100). Conseguimos saber a partir dessa ancoragem o comportamento da pesquisa por um determinado termo e compará-lo. Ja falei muito dele por aqui e escrevi pela primeira vez sobre esse recurso em meu livro The Campus Experience de 2009. Você talvez ainda estivesse no ensino fundamental. Desde lá atrás uso a ferramenta com diversos objetivos. E desde lá atrás é notável a mudança nos volumes de pesquisa e na sazonalidade das buscas pelas palavras que os usuários utilizam em suas pesquisas de serviços educacionais.
Eu uso “vestibular” como um marcador sempre acompanhando as “queries” desse termo. E todos os anos na ultima semana de dezembro temos a pior semana do ano na pesquisa por cursos e faculdades. Essa palavra elegante, a título de curiosidade, veio sendo substituída pela palavra Enem como motor de acessos orgânicos ou faturados para nossos e-commerces e landing pages há muitos anos. Para você ter uma idéia no ultimo ano somente em 3 semanas houve mais pesquisa por Vestibular que por ENEM no Google.
De maneira geral pesquisou-se no Brasil 20x mais ENEM nos últimos 12 meses.
Então veio a pandemia.
E a busca por “vestibular” caiu para um volume quase 50% abaixo da semana de ano novo e não voltou a subir.
Uma catástrofe.
De proporções meteóricas.
Um tsunami atingiu nosso mercado… e a água nunca mais recuou.
Nos ultimos 7 meses estamos convivendo com um volume de pesquisa em um platô abaixo da semana do ano novo. Um groundhog day que não acaba agravado pelo incremento em investimento on line de players que mantinham-se analógicos até então. Em um sistema de lances, uma emulação de oferta e demanda, você deve imaginar para onde foram os preços dos cliques não é mesmo?
A lufada de ar de outubro (que você deve está sentindo por aí) é um sopro. Uma brisa. O crescimento de pesquisas das 3 ultimas semanas nos trouxe de volta APENAS ao volume histórico das SEMANAS DE ANO NOVO dos anos anteriores 35% apenas dos dias de maior prosperidade de outrora.
A busca pela palavra ENEM que poderia nos salvar caiu ainda mais. Estamos tendo um volume de pesquisa de 6% do mesmo período no ano passado. Se isso fosse um mercado 94% dos clientes desapareceram ou estão preocupados com outras coisas nesse momento.
Essa é a hora de usar a criatividade e construir soluções revolucionárias de marketing educacional. Por que uma nova era parece despontar no horizonte e não haverá espaço pra amadores nesse novo jogo. Boa noite e boa sorte.