O problema da BIG IDEIA é quando ela é confundida com uma bala de prata. Uma solução milagrosa de problemas de marketing. Recorrentemente muitos gestores rompem com o passado criativo de suas organizações na incansável perseguição da Grande Ideia. Um estrondo de engenhosidade que irá nos salvar.
Um extremo tão perigoso em uma balança na qual, no outro lado, reside o executivo sem nenhuma técnica para a criação estratégica de conceitos de campanhas de captação de alunos. Na caça de um Leão de Cannes por ano posicionamentos são atropelados em prol de idéias espertas. Idéias que acabam sendo um fim em si mesmas.
Dessa forma algumas marcas todos os anos publicam todos os anos campanhas maravilhosas. E maravilhosamente desconectadas de suas anteriores. Um reposicionamento que seria apenas “OK” se não custasse muito dinheiro. Afinal aterrizar uma audiência em uma campanha pode custar mais ou menos para as marcas. A depender de suas decisões de coesão entre mensagens campanha após campanha ou não.
Não obstante ao fato que “uma campanha altamente criativa tende a gerar 2x mais resultados”, a criatividade está cada vez mais pulverizada no contexto dos usuários. Achar que o que é relevante para você será relevante para a multiplicidade de personas que compõem a sua base de alunos é uma pretensão fora de propósito.
E não existe uma bala de prata criativa por ano. Seus resultados devem estar refletindo isso, não é verdade?