ÍNDICE – CURSO MARKETING EDUCACIONAL – 2011.
MÓDULO 1 – Introdução e Análise do Ambiente Interno da Instituição de Ensino Superior.
1.1. Orçamento.
1.2. A participação do presidente da mantenedora no processo de planejamento
1.3. Estabelecimento de propósitos e objetivos.
1.4. Cronograma de Ação.
1.5. Desenvolvimento do Grupo de Trabalho Diretor.
1.5.1. Definição do Grupo de Trabalho Executivo.
1.5.2. Definição de um Gestor de Marketing
1.5.3. A equipe de marketing
1.5.4. Pessoal comum a equipes de marketing:
1.6. Balizadores Institucionais
1.6.1. Missão: Onde começa o Planejamento Estratégico de Marketing
1.6.2. Definição da Visão
1.6.3. Diagnóstico da Perecibilidade de uma Visão Institucional
1.6.4. Políticas e Valores. Algumas regras para o jogo.
2. Diagnóstico Situacional Interno.
2.1. Grupos de Clientes
2.1.1. Análise dos Clientes
2.1.2. Interno da Faculdade:
2.1.3. Externo da Faculdade:
2.1.4. Escolas de Ensino Médio e Cursos Pré Vestibulares:
2.1.5. Análise dos Clientes: Pesquisas Qualitativas Específicas.
2.1.6. Análise Pesquisa Sócio Educacional / Vestibular
2.1.7. Evasões { Cancelamento + Trancamento +Transferências (-)} x Matrículas {Processos Seletivos + Transferências (+)} / Por turma e por curso.
2.1.8. Evasão Total / Mês: Cancelamentos + Trancamentos + Transferências (-).
2.1.9. Número de Ingressos por Escola de Ensino Médio / Pré-Vestibular – Processo Seletivo.
2.1.10. Análise da Captação de Alunos por Transferências pelos cursos que procuram.
2.1.11. Análise da Perda de Alunos por Transferências pelos cursos dos quais desistem.
2.1.12. Análise da Captação de Alunos por Transferências pelas suas Faculdades de Origem.
2.1.13. Análise da Perda de Alunos por Transferências pelas suas Faculdades de Destino.
2.1.14. Crescimento x Evasão por Cidades/Bairros que Compõem a Base de Alunos Total.
2.1.15. Crescimento da Demanda por Cidade/ Bairro que mais Evoluíram na Base de Alunos Total.
2.1.16. Definição do Market Share
2.1.17. Simulação de Crescimento da Instituição.
2.2. Análise da Companhia – Realidade Institucional.
2.2.1. Histórico da Evolução do Capital Humano
2.2.2. Histórico da Evolução do Espaço Físico
2.2.3. Histórico das Atividades Acadêmicas
2.2.4. Financeiro Instituição
2.2.5. Indicadores Financeiros dos Cursos
2.2.6. Modelo de descontos oferecidos pela instituição e suas principais concorrentes.
2.2.7. Estratégias sobre a variável dos transportes.
2.2.8. Estratégias sobre a variável das Estatísticas WEB.
2.3. Análise da Companhia – Estatísticas do Vestibular.
2.3.1. Relação Candidatos x Vaga (Curva: Curso / Processo Seletivo)
2.3.2. Canais de Inscrição mais utilizados.
2.4. Análise da Companhia – Cursos.
2.4.1. Matriz Swot de Análise dos Cursos da Instituição
2.4.2. Titulação Específica e Média de cada Curso.
2.4.3. Notas de Avaliação / Reconhecimento / IGC / ENADE / por Curso.
2.4.4. Análise dos Cursos
2.4.5. Matriz SWOT de Análise dos Cursos da Instituição.
MÓDULO 2 – Análise do Ambiente Externo.
2.5. Análise do Contexto.
2.5.1. Análise Macroeconômica
2.5.2. Participação das Cidades (Bairro) na base de alunos (%).
2.5.3. População das Cidades que compõem a Base de Alunos Total.
2.5.4. Análise das Matrículas / Escolas / Docentes – por nível / categoria / de ensino – nas cidades que compõem a Base de Alunos Total (Oferta de Alunos em Curto / Médio e Longo prazo).
2.5.5. Dados Sócio Econômicos das Cidades que compõem a Base de Alunos Total.
2.5.6. Dados Sócio Econômicos das Cidades a serem Desenvolvidas.
2.5.7. Concorrência nas Cidades a serem Desenvolvidas.
2.6. Análise da Concorrência
2.6.1. Cursos Concorrentes no Perímetro de até 150 km.
2.6.2. Evolução da Concorrência nas Cidades que Contribuem para a Base de Alunos Total
2.6.3. Mensalidade / Número e Turno das Vagas Ofertadas / Numero de Aulas Ofertadas por semestre por curso concorrente.
2.6.4. Mensalidade / Número e Turno das Vagas Ofertadas / Numero de Aulas Ofertadas por semestre por categoria administrativa.
2.6.5. Notas de Avaliação / Reconhecimento / IGC / ENADE / por Curso Concorrente.
2.6.6. Datas de realização dos Processos Seletivos de Vestibular nos últimos anos por processo.
2.6.7. Espaço Físico da Concorrência
2.6.8. Capital Humano
2.6.9. Diferenciais Acadêmicos
2.7. Análise Canais (comunicação).
2.7.1. Investimentos em Comunicação por Processo e por Mídia.
2.7.2. Retorno por meio dos Canais de Contato.
2.7.3. Taxa de Conversão de Prospects em Clientes (mês).
2.7.3. Taxa de Conversão de Prospects em Clientes (processo).
2.7.4. Share of Voice – Concorrentes
2.7.5. Mensuração da Comunicação junto aos públicos de 1, 2 e 3 ano nas principais cidades da Base de Alunos Total.
2.7.6. Comunicação – Conceitual
2.7.7. Promoção Institucional (Assessoria de Imprensa).
2.7.8. Campanhas Publicitárias Vestibulares e Pós-Graduação.
2.8. Análise de Custos.
MÓDULO 3 – Análise do Ambiente Externo.
Definição das Diretrizes (Objetivos e Metas).
Execução: Definição de Estratégias, Táticas e Ações.
Implantação, Análise, Controle, Avaliação e Ajustes.
5.1. Datas Regionais / Especiais (Rotina)
8. Re-posicionamento de Cursos e implantação das Unidades de Negócios (segmentação por áreas).
10. Relacionamento com os Alunos
15. Aquisição de um veículo de comunicação.
19.1. Banco de Talentos Esportivos
19.2. Estudo Regional
22.1. Livraria Instituição
22.2. Grife Oficial
23.1. Campanhas Institucionais
23.2. Mídia Exterior
23.3. Presentation
24. Margem operacional para demandas emergentes.