Narciso era belo. Antes de seu nascimento, seus pais resolveram consultar o oráculo para saber o destino do menino. E a revelação do oráculo foi que ele teria uma longa vida, desde que nunca visse seu próprio rosto. Narciso cresceu, e se transformou um jovem bonito, que despertava o amor, mas era muito orgulhoso. As moças desprezadas pediram aos deuses para vingá-las. Para dar uma lição ao rapaz, a deusa Némesis o condenou a apaixonar-se pelo seu próprio reflexo na lagoa de Eco. Encantado pela sua própria beleza, Narciso deitou-se no banco do rio e morreu, olhando-se na água. Como a profecia.
Nós gestores educacionais temos apenas de nos orgulhar de nossos resultados!
Os últimos 5 anos foram “Narcisisticos”. Segundo dados do Censo do Ensino Superior, o número de cursos cresceu 25%. Crescemos a oferta!
O número de matriculas cresceu 21%. Nossa base de clientes aumentou.
O número de inscritos (nossa área de concentração) multiplicou-se:
O resultado do aumento da procura por nossos cursos foi um número maior de clientes (ano a ano).
Como Narciso nos gabamos de nossos esforços olhando para o lago. Olhando a beleza de nossos resultados.
Mas qual é nosso negócio? Nossa atividade fim?
Nosso “business” é ingressar alunos em Cursos superiores ou formar e diplomar a força de trabalho qualificada que construirá nossa nação.
É assustadora a nossa ineficácia (Narciso morreu observando a efemeridade de sua beleza), na consecução de nosso serviço.
Se dobramos e tivemos resultados acima da média em vendas, FORMAMOS 29 mil alunos a mais em 2013 que 5 anos antes. Um resultado pífio.
O crescimento de concluintes, pasmem, foi de 3,7%!
Nos tornamos máquinas de “ingressamento” de calouros e ineficientes sistemas de graduação profissional.
Convido a todos nós, a leitura de nossas missões e visões.
De nossos planejamentos estratégicos.
Estamos perdendo o foco dos nossos valores. Reativos estamos nos movendo sempre pelo objetivo mais fácil. Aquele que o dinheiro compra. Precisamos multiplicar o número de formados.
Essa
é nossa razão de ser.